Participamos do

Médica que negou atendimento a bebê por razão política poderá responder a processo

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul recebeu a denúncia contra a pediatra a última segunda-feira, 28. Uma sindicância foi aberta para apurar se a informação inicial procede
17:25 | Mar. 31, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A pediatra Maria Dolores Bressan, que negou atendimento a um bebê de um ano por motivos políticos, poderá responder a um processo ético. A mãe da criança, Ariane Leitão, é suplente de vereadora do PT, em Porto Alegre. Ariane também foi secretária estadual de Políticas para as Mulheres durante o governo de Tarso Genro (2011-2015).
 
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) recebeu a denúncia contra a pediatra na última segunda-feira, 28. Uma sindicância foi aberta para apurar se a informação inicial procede.
 
De acordo com a assessoria de comunicação do Cremers, os conselheiros vão decidir se há indício de infração ética. Caso seja constatado indício de infração ética será aberto processo ético profissional. Por telefone, a representante do Conselho explicou que o processo é como qualquer outro que corre na Justiça, mas sob aspecto ético. 
 
Se a sindicância gerar o processo, a médica poderá sofrer pena prevista na Lei 3268/1957, que dispõe sobre todos os Conselhos de Medicina do País. Dentre as punições previstas, a pediatra pode receber uma advertência reservada ou poderá ter o diploma suspenso. Ainda segundo a representante do Conselho, o processo pode durar até seis meses.

Ariane Leitão é consultora em políticas públicas de gênero e direitos humanos no Coletivo Feminino Plural. A reportagem tentou entrar em contato com a suplente de vereadora, mas ela não foi localizada. 
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente