Participamos do

Defensor Público recusa nomenclatura para se aproximar de clientes mais humildes

O comunicado foi parar nas redes sociais, sendo compartilhado por mais 1,4 mil pessoas no Facebook
14:00 | Mar. 03, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
"O nome do Defensor Público é Renan", diz o comunicado na porta do gabinete de Renan Barros dos Reis, de 28 anos. "Não é Doutor. Não é Excelência. Não é Senhor. É, simplesmente, Renan". O aviso foi posto pelo defensor público do município de Lago da Pedra, no Maranhão.
 
A foto foi parar nas redes sociais e viralizou. A postagem teve mais de 1,4 mil compartilhamentos. Em entrevista ao portal G1, o defensor disse que, no primeiro momento, ficou "confuso". "Refleti que essa era uma atitude que devia ser normal no funcionalismo público. O respeito que nós devemos ter é pelo nosso serviço, não por uma nomenclatura", disse. 
 
Ele explica que na Defensoria Pública atende pessoas "muito humildes", que geralmente não têm recursos para bancar um profissional. Segundo ele, as pessoas tinham um "travamento" para falar. "Resolvi colocar o aviso na intenção de 'quebrar o gelo'. Isso quebrou um paradigma. Falar a linguagem deles".
 
Conforme matéria publicada nesta quarta-feira, 2, Renan explicou que o objetivo do comunicado é ficar mais próximo às pessoas atendidas por ele e tentar compreender melhor como essas pessoas gostariam de ser atendidas. Ele afirmou que algumas nomenclaturas servem apenas para "oprimir pessoas mais humildes".

Renan Reis nasceu no Rio de Janeiro e foi criado em Teresina, no Piauí. O profissional ocupa o cargo na Defensoria Pública do Estado do Maranhão desde setembro do ano passado.
 
Antes de ser nomeado na Defensoria Pública do Maranhão, o defensor prestou mais de 30 concursos públicos. Renan foi aprovado para a magistratura no Rio Grande do Norte, mas se afastou do cargo para participar verdadeiramente da vida das pessoas. 
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente