PUBLICIDADE
Notícias

Um em cada cinco estudantes é analfabeto, aponta pesquisa

Os dados foram divulgados pelo MEC com base na Avaliação Nacional de Alfabetização do ano de 2014

11:17 | 18/09/2015
NULL
NULL

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira, 18, informações sobre a alfabetização de estudantes no Brasil. Baseando-se em dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), responsável por diagnosticar o Pnaic (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa), as análises apontaram que pelo menos um a cada cinco estudantes do terceiro ano do ensino fundamental não é alfabetizado.

Abordada com o intuito de identificar o quanto os alunos possuem de conhecimento nas áreas de português e matemática, a pesquisa revelou que 22,21% dos estudantes não conseguem efetuar a leitura simples. Ou seja, um em cada cinco alunos não possui as condições mínimas de leitura. Já na escrita, 34,46% dos alunos analisados ou um a cada três estudantes não possuem o padrão mínimo.

Em relação aos conhecimentos matemáticos os resultados são mais sérios. De acordo com o estudo, 57,07% não conseguem efetuar operações com números de três algarismos. Para chegar a essa conclusão, os alunos do terceiro ano do ensino fundamental de escolas públicas foram submetidos a uma prova múltiplo escolha de português, matemática e de três produções de escrita. Conforme os dados, cerca de 49,7 mil instituições de ensino em todo o Brasil participaram das avaliações.

Segundo o ministro da Educação, Renato Janine, os resultados obtidos com a ANA mostram a extrema necessidade de evolução nos índices de alfabetização. “Em todas as faixas [o resultado] é preocupante, mas onde a preocupação é maior é na matemática”, diz Janine.

Os dados são referentes às provas do ano de 2014. Segundo o ministério, a edição do ANA deste ano foi cancelada por motivos pedagógicos.

 

Redação O POVO Online

TAGS