PUBLICIDADE
Notícias

Blatter renuncia quatro dias após ser reeleito presidente da Fifa

O anúncio é feito em meio ao enorme escândalo de corrupção que abala a entidade. Ele estava à frente da organização desde 1998

14:01 | 02/06/2015
NULL
NULL

Atualizada às 15 horas

O presidente suíço Joseph Blatter anunciou, na tarde desta terça-feira, 2, que renunciou ao cargo de presidente da Fifa. O comunicado é feito quatro dias após ele ser reeleito para o seu quinto mandato na entidade.

O suíço, de 79 anos, que estava à frente da organização que rege o futebol mundial desde 1998, convocou um congresso extraordinário, no qual seu sucessor será eleito.

Com os 133 votos, Blatter já tinha, em tese, a maioria dos votos na eleição deste ano. O príncipe, que conquistou 73 votos, acabou desistindo da disputa. Três votos foram nulos.

No pronunciamento, Blatter explicou que vai continuar a exercer a função até a escolha do novo presidente. Leia, na íntegra, seu pronunciamento:

''Os membros da Fifa me reelegeram, mas o mundo do futebol não vem me apoiando, por isso coloco meu caro à disposição. Ficarei como presidente e vou continuar a exercer a minha função até um novo presidente ser escolhido. O próximo congresso demoraria muito, seria em 2016, no México, por isso vou realizar um congresso extraordinário. Esse procedimento será de acordo com os estatutos. Eu lutei por isso, meus esforços não foram suficientes. Como não posso fazer isso sozinho. Pedi a Domenico Scala, do Comitê Executivo, para realizar essas implementações''.

Escândalo

Na última quarta-feira, sete dirigentes do alto escalão da Fifa, incluindo o ex-presidente da CBF José Maria Marin, foram presos, em Zurique. Eles são suspeitos de corrupção e foram detidos após investigação conduzida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, com apoio da polícia suíça.
 

Redação O POVO Online
TAGS