Participamos do

Rio de Janeiro ganha estátua em homenagem a Tom Jobim

Escultura foi inaugurada na orla da Praia de Ipanema nesta segunda, exatamente 20 anos após a morte do músico
18:07 | Dez. 08, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Autoridades do Rio de Janeiro, transeuntes, além de amigos e parentes acompanharam nesta segunda-feira, 8, a inauguração da estátua do cantor e compositor Tom Jobim, criada por Christina Mottana.

A cerimônia homenageou os 20 anos de morte do maestro e foi realizada na orla da Praia de Ipanema, no início da avenida Vieira Souto, próximo ao Arpoador.

A família também escolheu o sexteto Terra Brasilis para tocar no local, antes da inauguração da estátua. Feita de bronze e no tamanho natural, a escultura mostra o músico com um violão apoiado no ombro direito.

"É uma linda homenagem. Ver o Tom em sua juventude, um homem bonito na década de 60. A estátua está bem próxima da fisionomia dele, parece que ele está vivo, com o rosto definido, sorrindo, com o violão no ombro", afirmou emocionada ao jornal o Dia a viúva do maestro Ana Jobim.

A escultora Christina Mottana levou pouco mais de quatro meses para criar a escultura encomendada pela prefeitura do Rio e conta que a fez baseada em uma foto em que Tom aparece ao lado de seu parceiro de vida e de canções, o "poetinha" Vinícius de Moraes.

Para evitar a ação de vândalos, a prefeitura instalou duas câmeras no local.

Veja vídeo com uma das canções imortalizadas pelo maestro carioca Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim:

[VIDEO1] 

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente