Novas placas dos veículos brasileiros terão padrão dos países do Mercosul
A partir de 2016 veículos novos, transferidos e com troca de categorias serão alterados. Ou seja, os transportes atuais não passarão por mudanças em suas identificação
As novas placas dos veículos brasileiros, a partir de janeiro de 2016 serão de acordo com o padrão dos países do Mercosul. A novidade foi apresentada nesta quinta-feira, 4, pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e aprovado por unanimidade pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Apenas os veículos transferidos de município e com troca de categoria serão alterados, ou seja, os transportes atuais não passarão pela mudança. As novas placas terão fundo branco, com quatro letras e três números.
Esse tipo de placa já é utilizado em vários países devido ao contraste com a combinação alfanumérica, que permite uma melhor visualização e leitura pela fiscalização eletrônica.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
Assine[SAIBAMAIS1]
As placas terão uma margem azul superior, com o emblema do Mercosul à esquerda. O nome do país estará ao centro, com a bandeira nacional à direita. Os demais itens são linhas onduladas horizontais e marcas d'água com a logo do Mercosul, gravadas na película refletiva.
[FOTO2]
De acordo com o Ministério das Cidades, a categoria dos veículos será indicada pela cor da combinação alfanumérica. A proposta adotada para a placa dos cinco países do Mercosul foi elaborada pelo Grupo do Mercado Comum (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela).
O novo modelo terá controle nacional para identificar a origem da placa, o que inibirá a clonagem do veículo.
[FOTO3]
Redação O POVO Online
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente