Participamos do

MEC reprova 27 cursos de medicina do Brasil ; um é de universidade federal do NE

O ranking nacional de medicina, a melhor colocada cearense foi a Universidade Estadual do Ceará (Uece), que ficou na 17° posição
14:33 | Dez. 18, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 15h30min

De 154 cursos de medicina no Brasil avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado, 27 receberam desempenho "ruim", segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 18, no Diário Oficial da União. Dentre os cursos "reprovados", há cinco de universidades federais, uma delas no Nordeste: Universidade Federal de Campina Grande.

As outras federais que apresentaram desempenho ruim são as do Pará São João del Rei (Minas Gerais), Rio Grande do Sul (em Porto Alegre) e Pelotas (também no RS). Os dados do MEC, levam em consideração titulação do corpo docente, infraestrutura da instituição, qualidade de ensino, avaliação do mercado e até as notas dos estudantes no Enade.

O desempenho 'ruim' corresponde a nota 2 do Conceito Pleiminar de Curso (CPC), que varia de 1 a 5. Além de medicina, também foram avaliados os demais cursos da área de saúde, como odontologia, enfermagem e educação física. No ranking nacional de medicina, a melhor colocada cearense foi a Universidade Estadual do Ceará (Uece), que ficou na 17° posição.

Em seguida, também no ranking de medicina nacional, estão Universidade Federal do Ceará (UFC), no 23° lugar, Universidade de Fortaleza (Unifor), no 41° lugar, Centro Universitário Christus (Unichristus), na 95° posição, e Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (FMJ), na 162° posição.

Ao todo, 90 cursos de medicina apareceram com conceito 3 e 34 com conceito 4. Nenhuma graduação obteve conceito 5 e três estão "sem conceito'' (recém-abertos que não completaram ciclo de avaliação). O Brasil possui cerca de 206 cursos de medicina, segundo censo de ensino mais recente.

As 10 melhores universidades do Brasil, segundo o MEC:
1º USP (SP)
2º UFMG (MG)
3º UFRJ (RJ)
4º UFGRS (RS)
5º Unicamp (SP)
6º Unesp (SP)
7º UFSC (SC)
8º UnB (DF)
9º UFPR (PR)
10º UFSCar (SP)

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente