Inmetro vai medir toxicidade de brinquedos de EVA
uma portaria publicada no início de novembro pelo Inmetro, estabelece um limite de 0,5% do componente por massa de EVA
Embora ainda não exista uma regulamentação própria para brinquedos feitos de espuma vinílica acetinada, mais conhecida como EVA, tais produtos deverão ganhar regras de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Muitos pais optam por colocar os tapetes coloridos feitos de EVA nos "cercadinhos" em casa, na escola, mas não sabem que a formamida, uma substância cancerígena, está presente na composição de tais brinquedos.
Afim de evitar risco de saúde às crianças, uma portaria publicada no início de novembro pelo Inmetro, estabelece um limite de 0,5% do componente por massa de EVA.
A nova regra, no entanto, deve demorar um pouco para ser vista na prática, considerando que após o término da consulta pública, haverá a publicação de uma portaria que oferece 18 meses de prazo para a adequação de fabricantes e importadores.
Após este prazo, estes ainda contarão com mais seis meses para encerrar a venda dos produtos fora de padrão e o varejo, terá o prazo estendido de 48 meses.
Redação O POVO Online
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente