Receita lança aplicativo para facilitar o preenchimento da declaração do Imposto de Renda
Chamado de ''rascunho'' o aplicativo ajudará ao órgão colher informações mais precisas, além de garantir ao contribuinte um segurança no armazenamento de dadosUm aplicativo lançado pela Receita Federal no início do mês poderá facilitar o preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Chamado de “rascunho” a ferramenta ajudará ao órgão colher informações mais precisas, além de garantir ao contribuinte uma segurança no armazenamento de dados.
Mesmo com a novidade o supervisor nacional da Receita, Joaquim Adir, alerta que o aplicativo não irá substituir a declaração formal anual.
No entanto, a novidade serve para auxiliar os contribuintes a fim de que possam colher e arquivar as informações durante o ano.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineAlém disso, o “rascunho” evita o esquecimento de dados importantes como datas e recibos, aluguel e venda de carros, dentre outros.
O aplicativo pode ser usado em computadores, tablets e smartphones, desde que tenha acesso a internet. Ele já está disponível para o desktop e ficará até o último dia de fevereiro.
Logo, para tablets e smartphones, a ferramenta poderá ser adquirida dentro do APP IRPF, disponível nas lojas Google Play, para o sistema operacional Android, ou App Store, para o sistema operacional iOS.
Como funciona o aplicativo
Após baixar a nova ferramenta, o contribuinte poderá preencher dados ao longo do ano como a compra de um carro ou o pagamento de uma consulta médica. Para facilitar ainda mais, os campos do rascunho serão idênticos aos da declaração.
Para salvar o que foi anotado no rascunho é preciso criar uma palavra-chave, que será a senha do aplicativo. Caso esqueça a senha, não será possível acessar as informações contidas no rascunho e nem poderá recuperá-la.
De acordo com a receita, os dados do rascunho não serão utilizados para calcular antecipadamente o imposto devido. A função do aplicativo é apenas armazenar as informações no banco de dados da receita.
"Essas informações não serão utilizadas previamente pela Receita. A Receita só vai usar os dados da declaração que foi feita entre março e abril. A nova ferramenta é para facilitar a declaração e a Receita não tem interesse em utilizar esses dados antes desse período", declarou Carlos Roberto Occaso, subsecretário de Arrecadação e Atendimento do órgão.
Após a realização da declaração final, o rascunho será excluído do bando de dados da Receita.
Redação O POVO Online
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente