Participamos do

Pesquisa aponta que Brasil ainda tem dificuldades no Inglês; Ceará ocupa 17ª posição

A EPI EF realizou um teste com 65 países e o Brasil não evolui há dois anos consecutivos, ocupando o 38º lugar
15:38 | Nov. 12, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Brasil está em 38º lugar, de 63, entre os países que possuem proeficiência em inglês, de acordo com uma pesquisa apontada do English Proficiency Index (EPI), da empresa de educação Education First (EF). Dentro os etados brasileiros, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro ocupam as três primeiras colocações, sucessivamente. O Ceará ocupou a 17ª posição.

De acordo com os dados, a Dinamarca ficou em primeiro lugar e os outros nove países consequentes são da Europa. As últimas posições são de países norte africanos e do Oriente Médio.

Dentre os que falam melhor a língua, os brasileiros que têm entre 35 e 44 anos falam melhor a língua. A EPI constatou também que as grandes metrópoles são as que possuem mais habilidades de aprendizado. As últimas posições são de Mato Grosso (27º), Rondônia (26º) e Maranhão (25º).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O resultado nacional é semelhante ao de 2013, em que o País permaneceu no mesmo ranking, porém, a EF afirma que a proeficiência melhorou consideravelmente nos últimos sete anos.

O estudo foi realizado com 750 mil adultos em 63 países e territórios. No cenário nacional, houve uma evolução de 2,69 pontos dentre as últimas quatro edições, porém, continua na escala de proeficiência baixa, entre a China (37º) e o México (39º).

Metodologia da aplicação e dos resultados

O EPI da EF calcula a partir de dados de dois testes de Inglês diferentes, realizados por milhares de adultos. Um teste online gratuito disponível para qualquer pessoa. O segundo é um teste de nivelamento de Inglês online, usado pela EF no processo de inscrição nos seus cursos de Inglês. Ambos incluem seções de gramática, vocabulário, leitura e audição.

O teste é composto por 30 perguntas, de modo que cada pergunta é ajustada com o grau de dificuldade de acordo com as respostas corretas ou incorretas respondidas anteriormente. O teste de nivelamento não adaptativo possui 70 perguntas.

A administração do teste é idêntica para ambos os testes, os alunos realizam o exame em computadores. Em todo o mundo, as empresas estão realizando mais e mais negócios em Inglês. Aqueles que não são podem estão atrasados em relação aos seus concorrentes.

Confira o ranking brasileiro

[FOTO3]

 

 

 

  

 

 

Veja o ranking mundial

[FOTO2] 

 

 

 

  

 

 

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente