Morre Samuel Klein, fundador das Casas Bahia
Aos 91 anos, Samuel Klein foi vítima de insuficiência respiratória
Samuel Klein, fundador da rede de lojas Casas Bahia, morreu na manhã desta quinta-feira, 20, em São Paulo, segundo informações da assessoria da família.
Aos 91 anos, Samuel Klein foi vítima de insuficiência respiratória na madrugada desta quinta no Hospital Albert Einstein, onde estava internado há 15 dias.
O corpo será velado no Cemitério Israelita, no bairro Butantã. O sepultamento está marcado para às 14h, em cerimônia fechada para amigos e parentes.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssinePolonês naturalizado brasileiro, Samuel Klein nasceu em Lublin e deixou o continente europeu durante a Segunda Guerra Mundial. Chegou a ser preso aos 19 anos pelos nazistas e enviado com o pai para o campo de concentração em Maidanek, na Polônia, enquanto a mãe o cinco irmãos foram exterminados no campo de Treblinka.
Ao Brasil, chegou no ano de 1952, em São Caetano, trazendo a mulher e o filho. Começou a atuar como mascate revendendo roupas de cama, mesa e banho de porta em porta usando uma charrete. À época, segundo relato da família, já adotava a possibilidade de pagamentos parcelados, cuja contabilidade era executada pela mulher.
Em 1957, abriu a sua primeira loja no centro de São Caetano. O empreendimento foi chamado de Casa Bahia em homenagem aos nordestinos que se deslocaram para o ABC para atuar na indústria.
A Casas Bahia divulgou um comunicado onde lamenta a morte de Samuel Klein. Confira na íntegra:
"É com pesar que a Via Varejo comunica o falecimento de Samuel Klein, fundador da Casas Bahia. Com seu espírito empreendedor, criou os alicerces sólidos de uma companhia e foi um dos principais colaboradores para o desenvolvimento do varejo brasileiro. Foi a visão e o pioneirismo de Samuel Klein na oferta de crédito às camadas populares da população que possibilitou a realização dos sonhos de milhões de famílias brasileiras. A melhor forma de honrarmos seu legado empreendedor é continuar crescendo e realizando os sonhos de nossos clientes e colaboradores. A Via Varejo e todos os seus funcionários expressam neste momento seu sentimento de pesar e agradecem ao Sr. Samuel Klein pela sua importante contribuição."
Redação O POVO Online
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente