Participamos do

Empresária mais importante do Brasil lista oito dicas para ter sucesso no trabalho

A dona da Blue Tree foi entrevistada pela revista Marie Claire e destacou auto-estima, relações pessoais e disciplina para mulheres que querem se destacar na profissão
21:19 | Nov. 17, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Chieko Aoki, dona da Blue Tree, que opera em 23 hotéis e 18 cidades brasileiras, foi eleita a Mulher de Negócios mais importante do Brasil, conforme ranking da Forbes. Atrás apenas da presidente da Petrobras Graça Foster, Chieko passou dicas para se dar bem no trabalho, em entrevista à revista Marie Claire.

Chienko nasceu no Japão e aos 6 anos se mudou para o Brasil, onde se formou em direito na USP. Ela fez cursos de pós-graduação nos Estados Unidos, trabalhou na Ásia e na Europa e afirma que a auto-estima é um dos elementos mais importantes para as mulheres que querem se destacar. Confira as dicas compiladas pela Marie Claire:

1. Desenvolvimento da auto-estima
Para Chieko, é fundamental que os pais ajudem na construção da auto-estima das crianças, pois mesmo no caso das famílias orientais, que prezam pela humildade, é importante que as pessoas não se sintam inferiores. "Boa auto-estima é fundamental porque te faz igual aos outros", explica.

2. Não ter limites
Chieko disse que não coloca limites na aprendizagem e que se permite viver novas experiências. "Se alguém me convida, eu vou. Quer ser importante? Faça as coisas menos importantes", completa.

3. Criar laços
A empresária defende que o fortalecimento das relações pessoais é importante na vida e no trabalho. Para isso, ela cita conversas sobre hobbies e famílias com os colegas.

4. Não criticar os outros
A famosa crítica construtiva pode não ser o melhor caminho para a convivência com os outros. Segundo Chienko, a crítica deixa as pessoas para baixo e não se deve interferir na felicidade dos outros ou julgar as escolhas alheias. "Devemos evitar isso, tenha coração grande: se não gostar de alguém simplesmente não fale nada", explica.

5. Tenha disciplina
Para a empresária, é importante respeitar os outros e cumprir a palavra. Além de não se atrasar para os compromisso, ela fala que a máxima vale também para as pequenas coisas. "Há sempre altos e baixos, mas se eu quero fazer, vou lutar e persistir", diz.

6. Não tenha vergonha de ser você
"Com certeza, em algum lugar, há alguém que gosta de você como você é. Uma pessoa vai descobrir algo bom em você", afirma Chieko. No entanto, ela reconhece que é preciso saber ouvir opiniões e se adequar, mas o lema é "seja dócil com você".

7. Pensar em diferentes maneiras
"Pensamento não custa nada, é uma riqueza gratuita", explica Chienko. Assim, ela estimula diferentes maneiras para executar tarefas.

8. Linguagem da alma

Segundo Chieko, é preciso entender a alma do cliente, o espírito dele. “Em japonês, ki (alma) está em todas as palavras que tem alguma relação com o jeito de fazer, de ser”, explica.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente