Participamos do

Ministério da Saúde se pronuncia sobre caso suspeito de ebola

O caso foi anunciado na noite de quinta-feira, 9, pelo Ministério e pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
10:00 | Out. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, concedem nesta sexta-feira, 10, às 10h, entrevista coletiva sobre o paciente classificado como suspeito de infecção por ebola. O caso foi anunciado na noite de quinta-feira, 9, pelo Ministério e pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

Trata-se de um homem, de 47 anos, vindo da Guiné (escala em Marrocos), que chegou ao Brasil no dia 19 de setembro. Ele deu entrada na Unidade de Pronto-Atendimento Brasília, em Cascavel (PR), relatando febre na última quarta-feira, 8, e na manhã do dia 9. Até o início da noite, estava subfebril e não apresentava hemorragia, vômitos ou quaisquer outros sintomas.

O paciente seguiu, na manhã desta sexta, 10, de ambulância para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, que funciona dentro da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de janeiro, referência nacional para casos de ebola. A transferência foi feita em aeronave da Polícia Rodoviária Federal.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Protocolos

Por estar no vigésimo primeiro dia, limite máximo para o período de incubação da doença, foi considerado caso suspeito, seguindo os protocolos internacionais. A Guiné é um dos três países que concentram o surto da doença na África.

[SAIBAMAIS 2]

Imediatamente após a identificação da suspeita, o paciente foi isolado na unidade e, adotadas medidas previstas no protocolo nacional, como a comunicação à secretaria estadual de saúde e Ministério da Saúde.

O caso está sendo acompanhado pelas equipes de vigilância em saúde do Ministério da Saúde e do Paraná. Assim que comunicado, o Ministério da Saúde enviou imediatamente equipe para Cascavel, por meio da FAB (Força Aérea Brasileira), onde coordenarão in loco as medidas de atendimento e a identificação de possíveis contatos para orientação e controle.

Transmissão do vírus

O ebola só é transmitido através do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados. O vírus somente é transmitido quando surgem os sintomas. Confira perguntas e respostas sobre o tema na publicação do Ministério da Saúde.

Brasil está preparado

O Instituto Nacional de Infectologia, no Rio de Janeiro, foi eleito pelo governo brasileiro como hospital de referência nacional, para onde devem ser direcionados os pacientes em isolamento. Dois aviões da Polícia Rodoviária Federal e da Força Aérea Brasileira serão disponibilizados para o transporte.

O secretário de Vigilância em Saúde informou que o ministério treinou 60 profissionais para o correto fechamento e despacho de material biológico possivelmente contaminado para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, onde os testes para confirmação da doença serão feitos.

Portal Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente