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ANJ apresenta campanha publicitária e novos produtos

Foram demonstrados dois novos produtos criados para facilitar o relacionamento das agências e anunciantes com os jornais: o Market Place Jornais e o Digital Premium Jornais

20:42 | 19/08/2014
No segundo dia do 10º Congresso Brasileiro de Jornais, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) apresentou ao mercado publicitário brasileiro a Campanha Institucional de Reposicionamento dos Jornais Brasileiros, concebida em parceria com a agência Lew Lara /TBWA (SP). Também foram demonstrados dois novos produtos criados para facilitar o relacionamento das agências e anunciantes com os jornais: o Market Place Jornais e o Digital Premium Jornais. Nesta quinta-feira, dia 21, O POVO publicará uma sobrecapa especial sobre a campanha de reposicionamento.

A campanha teve origem num projeto intitulado Jornais em Movimento, iniciado há um ano e meio, que reuniu os principais representantes dos jornais do país em busca de um reposicionamento da indústria jornalística brasileira perante o mercado.
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"Decidimos reagir e não aceitar o cenário pessimista em relação ao jornal impresso. Nunca se consumiu tanta informação quanto hoje e por isso resolvemos encontrar uma maneira de mostrar a nossa relevância. Afinal, o jornal é a mídia número um dos formadores de opinião e sinônimo de qualidade ", afirmou Eduardo Sirotsky Melzer, Presidente do Grupo RBS (RS), que abriu o painel.

Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, Diretora da Unidade de Jornais do Grupo GRPCOM (PR) e coordenadora do projeto Jornais em Movimento da ANJ, explicou em detalhes os novos produtos. No Market Place Jornais, em uma mesma ferramenta, o mídia terá acesso às informações essenciais para definir a escolha dos jornais por meio dos seguintes critérios: audiência; perfil de leitores; formatos básicos; tabela comercial e contato direto para a publicação. Desse modo, o mídia ganhará em facilidade e agilidade para tomada de decisões.

Outro produto inédito no mercado é o Digital Premium Jornais, que permite a veiculação de anúncios digitais num pool de sites de jornais, em um mesmo dia. Trata-se de um formato flutuante com bastante espaço para os criativos obterem o máximo das suas mensagens, sendo exibido a toda audiência desse dia. Dentre as vantagens do Digital Premium Jornais, destacam-se o grande impacto, velocidade e efetividade, grande audiência, facilidade de operação e negociação com apenas um interlocutor.

Ana Amélia afirmou ainda que, segundo dados do instituto Marplan, 62% dos leitores de jornal dedicam atenção exclusiva à sua leitura e trata-se do público que mais presta atenção aos anúncios. Por sua vez, Luiz Lara, sócio e chairman da Lew’Lara lembrou que todo boato que surge na internet e redes sociais só ganha credibilidade quando confirmado nos sites dos jornais. Daí a importância de se anunciar num meio onde a marca do anunciante ganha esse aval de credibilidade.

Último painel
O 10° Congresso Brasileiro de Jornais terminou ontem, dia 19, com um painel que discutiu o compromisso dos jornais com o novo posicionamento. O debate foi moderado pela jornalista Renata Lo Prete e teve a participação de Francisco Mesquita, diretor-presidente do Grupo Estado; João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo; Luiz Frias, presidente do Grupo Folha, e Nelson Sirotsky, presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS.

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