PUBLICIDADE
Notícias

Ariano Suassuna se aproximou desde cedo do teatro e da música popular

O dramaturgo morreu nesta quarta-feira, 23, aos 87 anos

18:11 | 23/07/2014
NULL
NULL
Natural de Nossa Senhora das Neves, hoje a capital paraibana por nome João Pessoa, Ariano Suassuna se aproximou desde menino do teatro e da música popular, quando passou parte da infância na cidade de Taperoá, onde fez os primeiros estudos e tomou contato com o teatro de mamulengos e o repente. O dramaturgo morreu nesta quarta-feira, 23, aos 87 anos.

A partir de 1945, passou a residir em Recife e começou sua carreira de dramaturgo com a primeira peça, Uma Mulher Vestida de Sol, escrita em 1947. Fundador do Teatro do Estudante de Pernambuco com Hermilo Borba Filho, Ariano Suassuna ficou reconhecido nacionalmente com o O Auto da Compadecida, escrita em 1955.
[SAIBAMAIS7]
Bacharel em Direito, Ariano Suassuna lecionou por quase quarenta anos na UFPE, defendendo a tese de livre docência A Onça Castanha e Ilha Brasil: um reflexão sobre a cultura brasileira, em 1976, década também da criação do Movimento Armorial, que empreendeu pesquisa sobre a música popular e erudita no Nordeste. Sua atuação cultural foi marcada também pela gestão da Secretaria de Cultura do Estado do Pernambuco, durante o governo de Miguel Arraes, entre 1994 e 1998 (Pedro Rocha, especial para O POVO).

TAGS