Participamos do

Enem ultrapassa os 2 milhões de candidatos inscritos

Estudantes podem se inscrever até o dia 23. Exame será nos dias 8 e 9 de novembro e a tava de inscrição é de R$35,00
19:14 | Mai. 15, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quer informações  sobre o Enem 2014? Acesse nosso especial ENEM 2014

A edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já recebeu mais de 2,2 milhões de inscrições. O balanço do total até o meio-dia desta quinta-feira, 15, foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições estão abertas desde segunda-feira e se encerram no próximo dia 23, pela internet.

O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. O valor da taxa de inscrição é R$ 35 e deve ser pago até 28 de maio. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos. Neste ano, travestis e transexuais poderão ser identificados pelo nome social nos dias e locais de realização das provas. Para isso, é preciso fazer o pedido, pelo telefone 0800-616161. Para evitar ausências, o Inep vai enviar uma mensagem aos inscritos no ano passado que não fizeram a prova. Eles serão alertados de que não fazer o Enem leva ao desperdício de recursos públicos.

Provas
A nota obtida pelo candidato no Enem é critério de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). É também requisito para obtenção do benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participação no programa Ciência sem Fronteiras e em seleções para bolsas de graduação-sanduíche da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Também com a nota do Enem o estudante pode se candidatar ao ingresso em vagas gratuitas de cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Para se preparar, os estudantes podem acessar, gratuitamente, o aplicativo Questões Enem, um banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que reúne as provas de 2009 a 2013.

Certificação
Além de ingresso nas universidades e requisito para Fies e Ciência sem Froteiras, os estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do exame.

O Enem de 2014 será realizado em 1.699 municípios. Tanto no sábado, 8 de novembro, quanto no domingo, 9, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília.

Serviço

Inscrições para o Enem no site: http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Redação O POVO Online com informações da Agência Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente