Participamos do

Padre Anchieta será o terceiro santo brasileiro

José de Anchieta está sendo santificado por seu trabalho missionário realizado no Brasil
09:29 | Abr. 02, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 10h32

No Vaticano, o Papa Francisco assinou o decreto de canonização de José de Anchieta, nesta quarta-feira, 2. O padre, que passa a ser o terceiro santo do Brasil, foi responsável pela catequização dos índios do País no século XVI e foi um dos fundadores da cidade de São Paulo. No entanto, a canonização foi adiada e deverá acontecer apenas nesta quinta-feira, 3.

Nascido nas Ilhas Canárias, José de Anchieta está sendo santificado por seu trabalho missionário realizado no Brasil. Ele se junta a Madre Paulina, canonizada pelo Papa João Paulo II em 2002; e a Frei Galvão, proclamado Santo Antônio de Sant'Ana Galvão em 2007 pelo Papa Bento XVI.

O processo de canonização do Padre Anchieta, que havia sido pedido desde o século XVI, deu início em 1980 com a sua beatificação por João Paulo II. No entanto, ele não teve seus dois supostos milagres reconhecidos pelo Vaticano, por terem acontecido há mais de 400 anos. Este empecilho impossibilitou a sua comprovação na época.

A Igreja Católica no Brasil prepara diversas festividades para comemorar a canonização. Em Anchieta, cidade fundada pelo jesuíta no Espírito Santo em 1565, haverá missa solene e concerto musical.

 

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente