Participamos do

Cientistas descobrem no Brasil superbactéria resistente à antibióticos

14:10 | Abr. 22, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um grupo de cientistas do Brasil e dos Estados Unidos identificaram uma nova superbactéria resistente ao antibiótico vancomicina, que é o remédio mais comum para o tratamento de infecções causadas por bactérias Staphylococcus aureus. A superbactéria foi encontrada no sangue de um paciente que morreu em São Paulo.

Segundo o estudo, divulgado pela publicação cientifica “The New England Journal of Medicine”, em 17 de abril, qualquer pessoa pode pegar essa bactéria, independente de está enferma ou com imunidade baixa. Além disso, ela pode ser encontrada fora dos hospitais e é transmitida principalmente por contato com a pele.

De acordo com a publicação, a nova bactéria foi encontrada no sangue de um homem, de 35 anos, no Hospital das Clínicas de São Paulo, em agosto de 2012, quando o paciente ainda estava vivo e a bactéria não foi a causa de sua morte.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O artigo publicado explica que a superbactéria ainda não pode ser considerada uma ameaça, pois foi registrado apenas um caso de infecção.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente