Participamos do

Playmobil completa 40 anos e é homenageado em exposições no Brasil

16:06 | Mar. 02, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quarenta anos depois, a magia do brinquedo inventado no início dos anos 70 na Alemanha continua intacta. Isso é demonstrado nas exposições do Fórum Playmobil no Brasil realizado periodicamente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Dos quarentões aos jovens de pouco mais de vinte anos, que visitam e organizam os eventos, a paixão é a mesma.

Desde 2009, com a queda da rede social Orkut, foi organizado um Fórum que tinha o intuito de manter o contato entre colecionadores do Playmobil em todo o Brasil. Hoje, mais de 800 amantes do brinquedo fazem parte da maior rede de colecionadores no País. “O Fórum é aberto para o mundo inteiro, tem espaço para espanhol, argentino...”, informa o colecionador, que mora no Rio de Janeiro, Carlos Alberto.

O primeiro encontro do grupo, antes mesmo da criação do Fórum, ocorreu em janeiro de 2008 no Rio de Janeiro. A reunião, que ficou conhecida como “Lanchinho Playmobil”, reuniu 7 colecionadores, cada um levou suas peças e montou suas vitrines em temas.


Confira galeria de fotos da coleção de Carlos Alberto

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em 2014 o brinquedo criado pelo alemão Hans Beck, que marcou gerações nas últimas décadas em todo o mundo, completa quarenta anos. Ao contrário do que se imagina, a tradição de colecionar as peças continua entre a geração da década de 70, mas também renasce com a juventude. O cearense Louis Vasconcelos, 23, estudante de publicidade e propaganda, é um dos organizadores do Fórum no Brasil e representa a nova geração de colecionadores. “O Fórum é de colecionadores para colecionadores, não importando a quantidade nem a idade, mas o carinho que tem pelo brinquedo”, explica.
[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A paixão pelas miniaturas surgiu, segundo Louis, ainda na infância. “Queria muito ter o Barco Pirata, mas era muito caro mesmo sendo fabricado no Brasil, então brincava com meus amigos. Certo ano, juntei a família e pedi de aniversário o Barco, mas quando foram comprar infelizmente já tinha sido vendido”. Anos mais tarde, porém, Louis conseguiu a peça.

Em 2013 o cearense participou de um concurso do evento da Convenção de Colecionadores em SP (Colecon). Louis venceu com a melhor fotografia com o tema Playmobil.
[FOTO3]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo César Ojeda, colecionador e criador do Fórum Playmobil Brasil, em 2014 serão realizadas algumas exposições em comemoração aos 40 anos do brinquedo. As comemorações começaram ainda em janeiro, com uma exposição gratuita no município de Volta Redonda (RJ). O evento recebeu visitantes entre 9 e 26 de janeiro.

Em julho está pré-agendada uma exposição em São Paulo, logo após a Copa do Mundo. No Rio de Janeiro, está sendo feito um contato com um museu na Capital para que o evento seja realizado em outubro. Ojeda diz que as cerca de 30 reuniões organizadas ao longo dos 5 anos do Fórum foram custeadas principalmente pelos próprios colecionadores através da doação de produtos para o bazar e pelos recursos da bilheteria. “Cada um contribui com o que pode para levantar uma verba”, informa.

Confira galeria de fotos das exposições do Fórum no Brasil

O patrocínio das reuniões se resume ao apoio cultural com materiais e equipamentos oferecidos pela representante da fabricante alemã no Brasil, “Sunny Brinquedos”. Os encontros na região Rio-SP se dão pela grande quantidade de colecionadores residirem nos dois Estados e pela ausência de patrocínio. O Fórum já conseguiu levar dez mil visitantes em exposição de apenas cinco dias.


Serviço:
Para se cadastrar no Fórum, e ter acesso a novidades e eventos, basta acessar o site do Fórum Playmobil no Brasil: http://www.playbrasilmobil.com.br/


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente