Participamos do

Incêndio em boate deixa mais de 230 mortos no Rio Grande do Sul

A tragédia aconteceu na madrugada do domingo, 27, na boate Kiss, após o cantor de uma banda acender um sinalizador na direção do teto
08:35 | Jan. 27, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 12h21

Um incêndio em uma boate da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, deixou mais de duzentas pessoas mortas na madrugada do domingo, 27. Durante a festa promovida por universitário, a banda Gurizada Fandangueira, que se apresentava no local, teria acendido um sinalizador, que atingiu o teto e o fogo se espalhou rapidamente.

Até a manhã desta segunda-feira, 28, foram contabilizados 231 mortos. De acordo com relatório divulgado pela Secretaria de Saúde de Santa Maria nesta manhã, 65 pacientes foram removidos para hospitais de outras cidades, e 79 pessoas continuam internadas na rede hospitalar de Santa Maria.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pessoas detidas

Três pessoas foram detidas, temporariamente, nesta manhã por causa do incêndio na boate. Segundo informações do site Estadão, um dos proprietários da boate foi detido e dois integrantes da banda que tocava na noite da tragédia. 

Corpos sepultados

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

Parentes e amigos acompanham a retirada dos corpos do ginásio em Santa Maria para serem sepultados. A previsão é de que 80 sepultamentos sejam realizados na cidade ainda nesta segunda-feira.

Golpes de criminosos

A polícia de Santa Maria investiga a ação de criminosos que ligam para as famílias das vítimas do incêndio se passando por parentes que estão a caminho da cidade e precisam de dinheiro para conserto do automóvel que quebrou na estrada, segundo informações do site Terra.

Boate em desacordo com a lei

O alvará de funcionamento da boate Kiss, em Santa Maria (RS), que pegou fogo, estava vencido desde agosto de 2012. O comandante do Batalhão de Operações Especiais em Santa Maria, Major Cleberson Bastianello, disse que 90% das vítimas morreram intoxicadas pela fumaça. De acordo com ele, muitos conseguiram sair da boate Kiss, mas centenas ficaram encurraladas e morreram.

Veja fotos da tragédia em Santa Maria

Relembre outros incêndios que causaram tragédias em boates

De acordo com investigação preliminar dos bombeiros, o fogo teria começado por volta das 2h30min depois que uma faísca, produzida por sinalizadores durante um show pirotécnico no palco, atingiu a espuma de isolamento do teto do estabelecimento.

Veja também:
Tragédia similar na Argentina gerou mudanças em boates
Dono de boate se apresenta à polícia
Página da boate anuncia festa em que houve incêndio
Tragédia repercute na imprensa internacional
Relembre outros incêndios que causaram tragédias
Internautas deixam mensagens em rede social
CNBB manifesta solidariedade com as famílias das vítimas  

Cerca de 200 feridos foram levados para dois hospitais locais, enquanto os mortos foram levados de caminhão para o Centro Desportivo Municipal de Santa Maria, pois o Instituto Médico Legal (IML) não tem capacidade para receber os corpos. A identificação começou a partir dos documentos que as vítimas portavam. Em seguida, foi iniciada a fase de reconhecimento por parentes.  

A boate Kiss costumava fazer diversas festas universitárias como a que ocorreu no domingo. A capacidade era para até 2 mil convidados, mas o número de pessoas que estava dentro da boate não foi divulgado.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente