PUBLICIDADE
Notícias

Brasil mobiliza dois helicópteros para libertação de reféns na Colômbia

16:29 | 30/03/2012

BRASÍLIA, 30 Mar 2012 (AFP) - Dois helicópteros com equipes brasileiras partiram nesta sexta-feira, 30, para São Gabriel da Cachoeira, na fronteira com a Colômbia, para receber dez reféns que a guerrilha das Farc libertará, informou uma porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Os dois helicópteros Cougar do batalhão de aviação de Manaus partiram para São Gabriel de Cachoeira, na fronteira com a Colômbia, com as equipes técnicas e com representantes da Cruz Vermelha, informou à AFP a porta-voz do CICV no Brasil, Sandra Lefcovich, que acompanha a comitiva.

No sábado, integrantes da Cruz Vermelha de Colômbia e representantes da ONG Colombianos e Colombianas pela Paz, entre eles a ex-senadora Piedad Córdoba, se juntarão a eles.

Com essa equipe e símbolos da Cruz Vermelha, os helicópteros partirão no domingo para a cidade de Villavicencio, no centro da Colômbia, e na segunda-feira iniciarão as operações de libertação, explicou Lefcovich.

Esta será a quarta operação humanitária deste tipo que a Cruz Vermelha realiza com apoio logístico e técnico do Estado brasileiro, desde 2009.

No total, devem ser libertados 10 reféns que estiveram entre 13 e 14 anos em mãos da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

São quatro militares e seis agentes policiais.

A ex-senadora Piedad Córdoba tinha informado esta semana que sua equipe partiria no sábado da Colômbia para embarcar nos helicópteros brasileiros.

"Na segunda-feira, serão feitas as primeiras libertações, no dia seguinte descansaremos, para na quarta-feira (acompanhar) as outras libertações", declarou Córdoba.

As Farc, guerrilha mais antiga da Colômbia com 47 anos de sangrenta luta contra o Estado, garantem que estes são os últimos reféns militares que mantêm em seu poder.

TAGS