Participamos do

Confira 10 passos para uma alimentação saudável na terceira idade

Bons hábitos alimentares podem minimizar os impactos da longevidade
14:44 | Abr. 26, 2017
Autor Bruna Damasceno
Foto do autor
Bruna Damasceno Repórter no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]A alimentação na terceira idade deve ser diferenciada das outras fases da vida, já que o processo de envelhecimento do corpo ocasiona mudanças que afetam o paladar, a função hormonal, atividades diárias e, sobretudo, a capacidade de absorção dos nutrientes. No entanto, bons hábitos alimentares podem minimizar os impactos da longevidade.


Os cuidados devem começar desde a escolha dos alimentos, formas de armazenamento e higiene pessoal, preparo nas refeições até a compensação da perda nutricional, conforme orientação do Manual de Alimentação Saudável para a pessoa Idosa, do Ministério da Saúde.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

 

De acordo com a nutricionista especialista em geriatria, doutora em Ciências Médicas e Professora do Centro Universitário Estácio do Ceará, Angélica Queiroz, ingerir alimentos com fontes de proteína de alto valor biológico ajudam a compensar a falta de proteínas comum no idoso.

“No caso específico das proteínas, aumenta a necessidade, já que o idoso tem uma tendência a diminuir o seu porcentual de massa magra, por conta da dificuldade em sintetizar proteína. Principalmente, quando não pratica atividade física”, explica. 

 

Uma dieta rica em proteínas aliada à atividades físicas ajudam a combater a insuficiência de nutrientes, de acordo com a nutricionista. “Praticar atividades físicas estimula a síntese protéica, como os exercícios de força", esclarece.

 

Além disto, é necessário um cuidado maior com a hidratação, já que o idoso desidrata com mais facilidade. “O idoso normalmente tem uma perda de água que está dentro das células (intracelular ). Explicando melhor, o idoso precisar perder mais água que o adulto para poder começar a sentir sede”, explica.

 

Outro fator que interfere na alimentação do idoso é a redução na produção de saliva, que acarreta dificuldade na deglutição do alimento. “E essa diminuição exige que se mastigue mais os alimentos para poder deglutir de forma mais confortável e melhorar a digestão”.

 

 

A especialista indica uma alimentação rica em fibras, usar carboidratos, carnes e leites sem gordura, de preferência produtos desnatados e consumo de gorduras benéficas, como azeite e abacate. “Quanto mais colorida a alimentação, melhor vai ser o sabor e mais fácil de atingir uma alimentação equilibrada", conclui.

 

Confira os 10 passos da Alimentação Saudável para Pessoa Idosa, de acordo com o Ministério da Saúde. 

 

1º PASSO

 

Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almo e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule refeições.

 

2º PASSO

 

Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como a batata, raízes como mandioca, macaxeira e aipim, nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

 

3º PASSO

 

Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

 

4º PASSO

 

Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de protéinas e bom para a saúde.

 

5º PASSO

 

Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preperação torna esses alimentos mais saudáveis.

 

6º PASSO

 

Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais. Azeita, manteiga ou margarina.

 

7º PASSO

 

Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos, doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. Coma-os, no máximo, duas vezes por semana.

 

8º PASSO

 

Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

 

9º PASSO

 

Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

 

10º PASSO

 

Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e o fumo.
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente