Mais cultura oceânica, menos plástico no mar

O Pacto Global da ONU no Brasil lançou este ano o #bluekeepers

Cada brasileiro pode ser o responsável por cerca de 16 kg de plástico que vão para o mar. No mundo, são mais de 8 milhões de toneladas de plástico por ano descartados de forma inadequada e que chegam às praias. Estima-se que existem hoje cerca de 150 milhões de toneladas dele acumuladas no Oceano e nos mares. Assustador, não é?

Ceará afirma engajamento com o Pacto Global na Conferência dos Oceanos, realizada nesta semana em Lisboa, Portugal
Ceará afirma engajamento com o Pacto Global na Conferência dos Oceanos, realizada nesta semana em Lisboa, Portugal (Foto: Rômulo Alexandre)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Óbvio que fazer ações de limpeza de praia não basta. O problema é mais complexo e envolve outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) além do 14 que tratam de vida debaixo d’água.

O Pacto Global da ONU no Brasil lançou este ano o #bluekeepers, uma ação que visa atacar a causa-raiz desse grande problema/desastre no Brasil. Esse trabalho foi apresentado na 2ª Conferência dos Oceanos da ONU, que acontece desde o dia 27 de junho, em Lisboa, onde estão participando delegações de mais de 130 países, governantes, representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), da sociedade civil, setor privado e cientistas.  

Comitiva cearense na Conferência dos Oceanos, realizada nesta semana em Lisboa, Portugal
Comitiva cearense na Conferência dos Oceanos, realizada nesta semana em Lisboa, Portugal (Foto: Rômulo Alexandre)

Aqui também na Conferência, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, apresentou um excelente estudo tratando da relação entre brasileiros e o Oceano.

O Ceará está engajado nessas duas agendas. Celio Fernando B Melo, Secretário Executivo da Casa Cívil para Modernização, confirmou que a governadora Izolda Cela ratificou o processo de adesão do governo do estado ao Pacto Global e apoio ao programas Blue Keepers.

A Conferência dos Oceanos está sendo realizada desde o dia 27 deste mês em Lisboa, Portugal
A Conferência dos Oceanos está sendo realizada desde o dia 27 deste mês em Lisboa, Portugal (Foto: Rômulo Alexandre)

Além disso, o Hub Cumbuco e outras instituições fizeram parte do programa de formação de multiplicadores de cultura oceânica promovido pela Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pacto global da onu bluekeepers poluicao dos mares hub cumbuco alianca brasileira cultura oceanica

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar