Casa Azul sedia encontro do Conselho de Jovens Leitores do O POVO

Reunião teve palestra sobre economia do mar e o Ceará

O Conselho de Jovens Leitores (CJL) do O POVO se reuniu nesta sexta-feira, 5, para a primeira reunião do mês na Casa Azul, aceleradora de startups do Grupo O POVO. O economista Célio Fernando Bezerra Melo, mestre em Negócios Internacionais, especialista em Administração Financeira e secretário executivo de Regionalização e Modernização, liderou a sessão de abertura do encontro. Ele discutiu o significado da "Economia do Mar e do Ceará: Cenários e Possibilidades" e apresentou um panorama do Planejamento Espacial Marinho (PEM) da Amazônia Azul e dos esforços de conservação em andamento no Ceará.

Uma das questões levantadas tratou da regeneração dos mangues do Ceará e como são importantes para a sustentabilidade econômica da região. Outro ponto levantado pelo secretário foi a importância da conscientização sobre o tema do mar e o ecossistema marinho. Para "mostrar para as futuras gerações" que o mar é uma relação que também se forma, ao mesmo tempo que vislumbra uma vida em harmonia com ele e com o seu ambiente. "Todo mundo aqui é um agente de transformação", comentou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O primeiro momento ainda teve a participação do professor PhD e cientista-chefe da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), Luís Ernesto Arruda Bezerra. Na explanação, contribuindo com a fala do secretário Célio Fernando, Luís Ernesto lançou luz ao projeto da Plataforma Estadual de Dados Espaciais Ambientais (PEDEA) do Ceará, disponível para consulta.

O Conselho é composto por diversos representantes da sociedade que, além de receberem formações durante as reuniões, também são estimulados a pensar criticamente e a contribuir com os temas discutidos. "É importante trazermos aqui uma ampliação desse horizonte, entender tudo isso e como levar para a nossa comunidade", pontuou Cliff Villar, diretor corporativo do O POVO e coordenador da iniciativa que une jovens leitores.

A equipe de Estratégia Digital do O POVO e do O POVO+ participou da segunda e última parte do encontro na Casa Azul, realizando um grupo focal. "Nada melhor do que a gente está junto neste espaço, que, nos últimos cinco anos, aceleramos 22 startups, para contribuir", lembrou Filipe Dummar, diretor responsável pela área de Estratégia Digital, além de cofundador e diretor-executivo da aceleradora. Os conselheiros puderam discutir fatores gerais de navegação, bem como o conteúdo e os produtos das duas plataformas de notícias e multistreaming.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Conselho de Jovens Leitores Casa Azul economia do mar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar