Pesquisadora que morou no Brasil recebe mesmo reconhecimento que Einstein, Mandela e Darwin

Nascida em Boston, mas tendo vivido no Rio de Janeiro e em Brasília, a física de astropartículas e professora da Universidade de Chicago Angela Villela Olinto entrou para duas academias de ciências estadunidenses

A física de astropartículas e professora da Universidade de Chicago, Angela Villela Olinto, tornou-se membro da Academia Americana de Artes e Ciências. O título a coloca ao lado de nomes como Albert Einstein, Martin Luther King, Winston Churchill, Nelson Mandela, Charles Darwin e muitos outros. Na mesma semana, ela entrou também para a Academia Nacional de Ciências (em inglês: National Academy of Sciences - NAS).

A pesquisadora é considerada líder no campo da “física das astropartículas”. Este é um campo novo que estuda as partículas que compõem ou interagem com a matéria e que vêm de fontes astrofísicas distantes do sistema solar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Projetos com a Nasa

 

Aos 60 anos, ela é responsável pela pesquisa de diversos projetos em conjunto com a Nasa. Um deles é o EUSO-SPB ("Observatório espacial do universo em um balão de superpressão", em português), um balão de alta pressão que viaja numa altitude de 33 quilômetros. Com previsão de voo para 2023, seu objetivo é detectar raios cósmicos de ultra alta energia.

Outro projeto é a futura missão espacial POEMMA ("Sonda dos multi-mensageiros astrofísicos extremos", em português). "O projeto foi desenhado pelo meu time internacional de quase 80 investigadores para uma missão dedicada a estudar as astropartículas mais energéticas, os raios cósmicos e neutrinos ultra energéticos, e descobrir as suas fontes e interações", conta à revista Exame.

Carreira

 

A paixão por entender como se formaram as galáxias, os planetas e cada partícula do espaço sideral teve início aos 16 anos, idade em que Angela ingressou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Em 1982, entrou para o doutorado em Física pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). 

Em 2018, ela se tornou a primeira reitora da Divisão de Ciências Físicas da Universidade de Chicago. A física já deu mais de 500 palestras em todo o mundo e publicou mais de 250 artigos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

astrofísica academia de ciencias eua astropartículas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar