Chuva de meteoros acontece na madrugada desta quinta; saiba onde e como ver

Os meteoros vão começar a surgir após a meia noite e vão se intensificando até o amanhecer

Durante a madrugada dessa quinta-feira, 22, cerca de 14,2 meteoros cruzarão o céu de Fortaleza a cada hora.  Será o momento máximo da chuva de meteoros Líridas, uma das principais chuvas de meteoros anuais. É o que explica a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). 

Os lirídeos (como são chamados os meteoros da Líridas) poderão ser observados a partir da meia noite, mas ainda em baixa intensidade devido à presença da Lua Crescente e à baixa elevação do radiante no céu. Por volta da 1h da manhã e à medida que o radiante for ficando mais alto no céu, a quantidade de meteoros vai aumentando, até atingir seu momento mais intenso no final da madrugada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os meteoros vão começar a surgir após a meia noite e vão se intensificando até o amanhecer. Mas se não tiver disposição para acompanhar a noite inteira, o ideal é acordar por volta das 02h ou 03h da manhã e ficar até começar a clarear.

Como observar

 

A Líridas é uma das chuvas de meteoros mais visadas do ano. Ela ocorre entre 16 e 25 de abril, que é o momento em que a Terra atravessa a trilha de detritos deixada pelo Cometa C/1861 G1 (Thatcher) em passagens anteriores pelo Sistema Solar Interior. O momento de maior intensidade dessa chuva será na noite entre hoje e amanhã, quando passamos pela região mais densa dessa trilha.

O local ideal para a observação é qualquer um que esteja longe das luzes dos grandes centros urbanos. Ainda assim, é possível observar uma chuva de meteoros estando em área urbana. Para isso, é preciso procurar um local o mais escuro possível e que tenha uma boa visão do céu.

"Uma chuva de meteoros é um espetáculo astronômico dos mais democráticos. Pode ser observada por qualquer pessoa que possua uma visão razoável e acesso a algum pedaço de céu", afirma a Bramon. "Não precisa de telescópios, câmeras e nem de nenhum equipamento especial. Basta ter disposição para perder algumas horas de sono e olhar para o céu."

Procure desligar as luzes ao redor e bloquear as luzes que não puder desligar. Isso ajudará a sua visão a se adaptar às condições de baixa luminosidade tornando-a mais sensível. Aí, é só se sentar ou se deitar confortavelmente, olhar para o céu e esperar pelos meteoros.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

astronomia chuva de meteoros líridas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar