Campanha da Fraternidade 2021 tem início na próxima quarta-feira, 17; veja celebrações

Abertura acontecerá na Catedral de Fortaleza e no dia seguinte será lançada através do Youtube da Arquidiocese de Fortaleza

Na próxima quarta-feira, 17, o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, fará a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. A cerimônia acontece na Catedral Metropolitana a partir das 19 horas, após a Missa de Cinzas.

Neste ano, o tema da Campanha é “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema será “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”( Ef 2,14). De acordo com a Arquidiocese de Fortaleza, o objetivo geral da CFE é "convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para superar as polarizações e violências através do diálogo amoroso, testemunhando a unidade na diversidade".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Fratelli Tutti: convite ao amor que ultrapassa barreiras

Origem

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no período da Quaresma desde 1964. Atualmente, a cada cinco anos é promovida de forma ecumênica em conjunto com outras denominações cristãs. A Campanha de 2021 é a quinta edição ecumênica. Em cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação.

Polêmica

Nos últimos dias, surgiram, sobretudo nas redes sociais, críticas ao conteúdo do texto-base da Campanha. O texto afirma em um de seus trechos que “é importante salientar que as relações sociais de classe, de gênero, de raça, de etnia estão historicamente interligadas”. Em seguida, afirma que um “grupo social que sofre as consequências da política estruturada na violência e na criação de inimigos, é a população LGBTQI+” e cita dados do Grupo Gay da Bahia apresentados no Atlas da Violência 2020. Outros pontos questionados foram seu caráter ecumênico e de diálogo com Igrejas para além da Católica e a destinação dos recursos arrecadados.

Na última terça-feira, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota na qual reafirma a Campanha da Fraternidade como uma marca e, ao mesmo tempo, uma riqueza da Igreja no Brasil que deve ser cuidada e melhorada por meio do diálogo.

No documento, a presidência da CNBB reafirma que a Igreja Católica tem sua doutrina estabelecida a respeito das questões de gênero e se mantém fiel a ela. “A doutrina católica sobre as questões de gênero afirma que ‘gênero é a dimensão transcendente da sexualidade humana, compatível com todos os níveis da pessoa humana, entre os quais o corpo, a mente, o espírito, a alma. O gênero é, portanto, maleável sujeito a influências internas e externas à pessoa humana, mas deve obedecer a ordem natural já predisposta pelo corpo” (Pontifício Conselho para a Família, Lexicon – Termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas., pág. 673).

A nota informa que os recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) seguem rigorosa orientação, obedecendo não apenas a legislação civil vigente para o assunto, mas também a preocupação quanto à identidade dos projetos atendidos. “Os recursos só serão aplicados em situações que não agridam os princípios defendidos pela Igreja Católica”, reforça.

Confira a programação na Arquidiocese de Fortaleza

Dia 17 de fevereiro - Quarta-feira de Cinzas

19h - Abertura da CFE na Catedral, missa presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza

Dia 18 de fevereiro – Quinta-feira

10h – Lançamento e apresentação da CFE por meio do canal Youtube da Arquidiocese, com a presença do arcebispo e representantes de outras Igrejas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Campanha da Fraternidade 2021 Campanha da Fraternidade Ecumênica Arquidiocese de fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar