Participamos do

Regina Casé publica vídeo sobre a perda de audição da filha, Benedita, e conscientiza sobre surdez

Mãe e filha simularam situações que as pessoas devem evitar ao se comunicarem com surdos
17:04 | Set. 26, 2020
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No Dia Nacional do Surdo, comemorado neste sábado, 26, a atriz Regina Casé, 66, publicou um vídeo em suas redes sociais ao lado da filha, Benedita Casé Zerbini, 31, para falar sobre surdez, simulando situações que as pessoas devem evitar ao se comunicarem com surdos. Benedita teve perda auditiva severa, em decorrência de medicamentos que tomou quando era criança.

Regina explica que hoje a filha só escuta praticamente sons graves. A jovem comenta que muitos acreditam que surdos são pessoas que não escutam nada e explica que existem diferentes níveis de surdez.

"Dentro da surdez tem uma diversidade enorme. Tem gente que usa implante coclear, tem gente que usa língua de sinais e tem gente que, como eu, usa aparelhos", ressalta, antes de mostrar o dispositivo que usa nas orelhas.

As duas, então, simulam situações de conversas com uma pessoa surda. De forma didática, elas explicam sobre o que não deve ser feito. Regina, por exemplo, fez um diálogo de costas para Benedita, que esclareceu não ser a forma adequada, já que ela depende da leitura labial para compreender a mensagem.

Outra situação foi sobre falar aos gritos, o que não é necessário, já que o volume e frequência do som são coisas diferentes. No caso de Benedita, mesmo que seja um barulho muito alto, ela não vai escutar se for agudo (como apitos).

"Outra coisa que acontece, desde quando eu era criança: em vez de perguntarem algo para mim, perguntam para a pessoa que está do lado", mencionou Benedita.

Regina disse ainda outra frase que já ouviu e que não é deveria acontecer: "Nossa, mas ela é tão linda. Ninguém diz que ela é surda", contou a atriz, que considera a situação uma "loucura".

"Procure saber o que é capacitismo (discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência). E, daqui para frente, procure ser anticapacitista. Ela é linda e é surda", finalizou a artista, antes de dar um beijo na filha.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar