Busca por procedimentos estéticos aumenta às vésperas do Carnaval; veja os cuidados

Procedimentos não cirúrgicos passam a ser mais procurados, de acordo com pesquisas. Saiba quais os cuidados indicados para o período pré-carnaval!

De acordo com última pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps, em inglês), o Brasil está em segundo lugar no ranking de países que mais realizam procedimentos estéticos, atrás apenas dos Estados Unidos. E nessa época do ano, antes do Carnaval, a procura por clínicas estéticas aumenta. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o número de procedimentos não cirúrgicos tem aumentado  nos últimos anos. Em 2018, os procedimentos não cirúrgicos representavam 50% dos procedimentos estéticos, com uma crescente nos últimos quatro anos da pesquisa. Os principais procedimentos são os que envolvem a toxina botulínica, preenchimentos e peelings.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O cirurgião plástico Márcio Ximenes, da SBCP e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS), afirma que as mais procuradas em sua clínica são os preenchimentos, realizados com ácido hialurônico para preenchimento de rugas e aumento de volume, e o botox, que é usado para amenizar rugas e efeitos do envelhecimento da pele.

Procedimentos como esse são considerados não cirúrgicos, por serem minimamente invasivos. Márcio indica que o ideal é que procedimentos como esse sejam feitos entre 15 e 30 dias antes do Carnaval, para que os resultados estejam evidentes e também não comprometa a saúde de quem gostaria de curtir o período. “Esses procedimentos exigem ausência de trabalho de no máximo 3 dias, com descanso. Nesse momento, apenas podem ocorrer intercorrências como inchaço mais prolongado e manchas roxas na pele. Neste caso, há necessidade de tempo para recuperação para evitar que esteja em pleno Carnaval com essa chateação”, explica.

O médico indica que todo procedimento médico, mesmo os minimamente invasivos, têm riscos de intercorrências e, por este motivo, precisa ter esse prazo mínimo já informado ao paciente para cuidar desses possíveis efeitos, de modo que o Carnaval não seja perdido ou pouco aproveitado. “Também é preciso entender que são necessários alguns cuidados para que o resultado não seja prejudicado em qualidade e tenha boa durabilidade. Cuidados como evitar exposição solar prolongada, uso criterioso de filtros solares, boa hidratação com ingestão de líquidos e hidratação da pele com cremes são muito importantes, principalmente para os preenchimentos.”

O médico comenta que procedimentos como o peeling, técnica que ajuda na regeneração da pele para clareamento e melhora do aspecto, não é recomendada para quem deseja ir à praia no período carnavalesco, por deixar a pele sensível à exposição solar. O microagulhamento, que promove a melhora do aspecto da pele a partir da estimulação de colágeno a partir de microperfurações, também deixa a pele mais sensível à luz solar.

Márcio informa que em casos de cirurgias estéticas, como implantação de próteses de silicone, ou lipoaspiração, que são bastante procuradas no País, são exigidos, no mínimo, 15 a 30 dias de descanso. E, para que mostrem bons resultados nesse período, precisariam ser realizadas dois meses antes do período do Carnaval. “Muitos pacientes procuram por cirurgias estéticas, como próteses de mama ou lipoaspiração um pouco antes do Carnaval, mas não para aproveitar a festa, e sim para ter essa ocasião para recuperar-se. Períodos festivos como Natal e suas confraternizações costumam ser o período de maior procura para esse tipo de procedimento”, comenta.

Já a fisioterapeuta dermato-funcional Mariana Brasil explica que no período próximo ao Carnaval os procedimentos mais procurados são os redutores de medidas e tratamentos para celulites. “Eles atuam diminuindo o número e a quantidade de células adiposas no local tratado. Hoje, com o desenvolvimento da área da estética, existem inúmeros tratamentos eficazes para reduzir gordura localizada e celulite”, explica. Ela informa que os resultados dependerão de cada protocolo de tratamento, mas, em média, aparecem em 30 dias, se associados a alimentação saudável e atividades físicas, não exigindo período de repouso.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

carnaval estética preenchimentos botox silicone lipoaspiração peeling microagulhamento redutores de medida tratamentos para celulite

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar