Visto EUA: 8 dicas para tirar o visto estadunidense

Se você sonha em viajar para os Estados Unidos, já é momento de pensar no visto. Veja oito dicas para se preparar para a emissão de vistos para os EUA

Dica 1

Saiba seu tipo de visto

Existem dois tipos de visto para os Estados Unidos: o de imigrante e o de não imigrante
Existem dois tipos de visto para os Estados Unidos: o de imigrante e o de não imigrante Crédito: Freepik

Existem dois tipos de visto para os Estados Unidos: o de imigrante e o de não imigrante. Veja todas as categorias aqui.

Os vistos de imigrantes são fornecidos com base em laços familiares, emprego, adoção e categorias especiais de imigrantes. São destinados para aquelas pessoas que desejam residir nos Estados Unidos.

Já os não imigrantes envolvem viagens temporárias: turismo, lazer, assim como para atletas, estudantes, professores visitantes… Não imigrantes também envolvem aqueles que vão à trabalho temporário, ou mesmo para aquelas que pessoas que vão apenas fazer uma escala em aeroportos estadunidenses.

Dica 2

Prepare-se com antecedência

Não deixe para emitir o visto em cima da hora
Não deixe para emitir o visto em cima da hora Crédito: Freepik

Não deixe para emitir o visto em cima da hora. Se o pedido for aceito, o prazo para entrega do visto para turistas é de aproximadamente três meses. Lembre-se que você pode precisar fazer entrevistas, então comece o processo de solicitação do visto o quanto antes.

Dica 3

Visto de imigrante? Vá ao Rio de Janeiro

Consulado Geral dos EUA Rio de Janeiro
Consulado Geral dos EUA Rio de Janeiro Crédito: Consulado dos EUA / Divulgação

Apenas o Consulado dos EUA localizado no Rio de Janeiro emite vistos para imigrantes brasileiros. Ou seja, mesmo que outras cidades brasileiras tenham consulados estadunidenses, se o seu intuito é emigrar, a emissão do visto e o processo de entrevista ocorrerá no Rio de Janeiro. Prepare-se para isso.

Dica 4

Informe-se sobre os documentos necessários

É necessário preencher formulário online
É necessário preencher formulário online Crédito: Freepik

Cada caso é um caso. É difícil informar quais documentos são necessários para conseguir um visto dos EUA. Para visitantes (não imigrantes), você precisará de pelo menos:

Passaporte com validade de pelo menos seis meses a mais do que o seu período de estadia nos EUA; confirmação de preenchimento do Formulário DS-160, a Aplicação para Visto de Não Imigrante; recibo do pagamento da taxa por aplicação (se exigido); e uma foto sua, que será anexada no formulário DS-160.

Veja mais detalhes: https://travel.state.gov/content/travel/en/us-visas/tourism-visit/visitor.html

Dica 5

Tenha passagem de volta

Comprove o dia de retorno
Comprove o dia de retorno Crédito: Freepik

Não ter passagem de volta já reservada pode ser um problema no pedido para o visto. Os Estados Unidos querem ter certeza que você não ficará no país mais tempo do que o declarado, nem que você está pedindo um tipo de visto diferente do que é realmente necessário.

Por isso, já tenha datas definidas para ir e voltar e leve documentos que comprovem a reserva.

Dica 6

Já está com hotel reservado?

Saiba dizer onde você ficará hospedado
Saiba dizer onde você ficará hospedado Crédito: Freepik

O mesmo da passagem de retorno vale para o hotel. Você precisa demonstrar que tem local reservado para ficar, comprovando a compra. Se for ficar na casa de um amigo ou familiar, é importante que você saiba descrever bem quem são essas pessoas, o que fazem e como vocês se conhecem.

Dica 7

Comprovante de renda

Você pode levar seu Imposto de Renda mais recente
Você pode levar seu Imposto de Renda mais recente Crédito: Infocuspix

Sabia que é importante comprovar a sua renda quando se pede o visto para os Estados Unidos? Afinal, se é uma viagem para turismo, é bom ter dinheiro para gastar, né?

Vá preparado para comprovar sua renda durante a entrevista. Você pode levar seu Imposto de Renda mais recente, geralmente bem aceito pelos consulados.

Dica 8

Dúvidas? Fale com o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto

Tire todas suas dúvidas
Tire todas suas dúvidas Crédito: Freepik

O consulado dos Estados Unidos tira dúvidas sobre solicitação de vistos também pelo Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) ou pelo Centro de Entrega de Documentos (CED). Basta acessar o site: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/contact_us.

Ou mandar e-mail para: Brazil.Visas@gdit-gss.com

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vistos estados unidos visto americano estados unidos imigracao estados unidos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar