Espanhol de apenas 18 anos conquista primeira medalha de ouro da escalada olímpica

Na estreia da escalada na Olimpíada, a lenda tcheca da modalidade, Adam Ondra, buscou o segundo lugar até os últimos segundos, mas terminou em sexto

O espanhol Alberto Ginés López se tornou nesta quinta-feira, 5, o primeiro campeão olímpico de escalada da história, na estreia da modalidade nos Jogos de Tóquio 2020. Contrariando as expectativas no Aomi Urban Sports Park, o jovem escalador de 18 anos conquistou a medalha de ouro ao vencer o americano Nathaniel Coleman, que levou a prata, e o austríaco Jakob Schubert, terceiro colocado.

O francês Mickael Mawen, que terminou a classificação da última terça-feira na liderança, foi o quinto colocado na final. Já a lenda tcheca da modalidade, Adam Ondra, buscou o segundo lugar até os últimos segundos, mas terminou em sexto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Especialista na prova de dificuldade, Alberto Ginés López surpreendeu a todos ao construir a vitória na prova de velocidade, auxiliado por várias circunstâncias. Normalmente mais rápido, seu primeiro adversário Colin Duffy recebeu uma punição por saída falsa.

Depois, ele enfrentou Ondra ao invés de Bassa Mawen, melhor velocista e baixa após uma grave lesão no braço, antes da queda do japonês Tomoa Narasaki no duelo final. O escalador espanhol foi o último no bloco e o quarto em dificuldade. Porém, o modo de calcular o resultado final, que recompensa mais as vitórias que os resultados intermediários, permitiu a conquista do ouro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

olimpíadas de tóquio olimpíadas de tóquio 2021 olimpíadas 2021 tóquio 2021 olimpíadas estreia da escalada jovem espanhol

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar