PUBLICIDADE
Olimpíadas
NOTÍCIA

Olimpíada: Russas vencem final por equipes da ginástica repetindo resultado do masculino

Lideradas por Angelina Melnikova, as russas repetiram o feito da equipe masculina do ROC, que conquistou o ouro 24 horas antes nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

11:40 | 27/07/2021
Russas comemoram depois de vencer a final da equipe feminina de ginástica artística durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no Centro de Ginástica Ariake em Tóquio  (Foto: Loic VENANCE / AFP)
Russas comemoram depois de vencer a final da equipe feminina de ginástica artística durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no Centro de Ginástica Ariake em Tóquio (Foto: Loic VENANCE / AFP)

A equipe feminina de ginástica do Comitê Olímpico Russo (ROC) conseguiu a medalha de ouro, após a dramática saída de Simone Biles da equipe dos Estados Unidos nesta terça-feira, 27. A equipe americana retirou Biles da final por equipes por problemas médicos, e as russas superaram as campeãs dos últimos dois Jogos Olímpicos por mais de três pontos.

LEIA MAIS: Brasil vai às finais na ginástica em Tóquio com Zanetti, Caio e Diogo

A Grã-Bretanha surpreendeu e levou a medalha de bronze. Lideradas por Angelina Melnikova, as russas repetiram o feito da equipe masculina do ROC, que conquistou o ouro 24 horas antes. Competindo sob uma bandeira neutra devido à suspensão do país por um escândalo de doping, a Rússia encerrou uma sequência de domínio das americanas nas finais mundiais e olímpicas que havia começado em 2011.

Clique na imagem para abrir a galeria

O principal foco da atenção foi Biles, que chegou aos Jogos de Tóquio com a esperança de bater o recorde de ouros olímpicos da ginástica para uma única competidora. Depois de deixar a área de competição por um momento, Biles voltou e foi retirada das três rotações finais. Ela aplaudiu suas companheiras de equipe.

A USA Gymnastics afirmou em um comunicado que ela foi retirada da final por causa de um "problema médico" não especificado e que será avaliada diariamente para determinar se pode continuar nos Jogos.

Brasil na ginástica

Nesta quarta-feira, 28, a seleção brasileira de ginástica artística Caio Souza participa da competição individual geral, juntamente do também brasileiro Diogo Soares. No feminino, Rebecca Andrade também vai competir na categoria. Com funk e boas notas nas classificatórias, a atleta brasileira terminou em segundo, ficando atrás de Simone Biles.

nr/gj/mr