PUBLICIDADE
Mais Esportes
NOTÍCIA

Fortaleza Basquete Cearense derrota Franca e volta vencer no NBB após quatro jogos

Jogando no ginásio da ASCEB, em Brasília, o Carcalaion superou a equipe paulista pelo placar de 84 a 69

Gabriel Lopes
19:02 | 06/04/2021
Sualisson foi o cestinha do Fortaleza Basquete Cearense, com 21 pontos
 (Foto: Luisa Xavier/Fortaleza Basquete Cearense)
Sualisson foi o cestinha do Fortaleza Basquete Cearense, com 21 pontos (Foto: Luisa Xavier/Fortaleza Basquete Cearense)

O Fortaleza Basquete Cearense reencontrou o caminho das vitórias. Nesta terça-feira, 6, no ginásio da ASCEB, em Brasília, sede única da reta final da primeira fase do Novo Basquete Brasil (NBB), o Carcalaion venceu o Franca por 84 a 69 e voltou a triunfar após quatro derrotas consecutivas na competição, duas delas na retomada do torneio na capital federal.

O resultado deixa a campanha do Tricolor no NBB com 50% de aproveitamento, com 14 vitórias e 14 derrotas. Restam duas rodadas para o fim desta etapa do certame, que se encaminhará para os playoffs. A equipe cearense já está classificada para a pós-temporada, mas ainda luta por posições melhores na tabela. Para isso, serão necessários triunfos contra Campo Mourão e Paulistano nas partidas restantes, marcadas para os dias 10 e 13 de abril, em Brasília.

Contra os paulistas, os cearenses foram dominantes em três dos quatro quartos do jogo. Logo de início, o Fortaleza BC fez 24 a 9 no primeiro quarto. Contudo, a diferença no placar foi perdida logo no quarto seguinte, quando o Franca venceu por 26 a 12 e reduziu para um ponto a distância. Mas, após o intervalo, o Carcalaion impôs bom ritmo de jogo e venceu os quartos restantes do embate pelo mesmo número de pontos, 24 a 17 em ambos. Assim, ficou consolidada a vitória por 84 a 69 a favor do Leão após o apito final.

Deficiência da equipe no NBB, o aproveitamento nos arremessos das bolas de três pontos foi positivo a favor do Fortaleza BC, que converteu 40% de suas tentativas. Enquanto isso, Franca obteve apenas 25% de aproveitamento nesse quesito. O time do Estado também distribuiu bem a bola, com 23 assistências acumuladas na partida, contra 13 dos oponentes.

Individualmente, o grande destaque do Carcalaion foi o pivô Mathias, que conseguiu um duplo-duplo, após marcar dez pontos e pegar 15 rebotes. Ele também contribuiu com dois tocos e duas roubadas de bola. O cestinha da equipe cearense foi o ala-pivô Sualisson, que fez 21 pontos. Passando a bola, o armador Cauê Verzola foi o mais efetivo, com sete assistências.

Contudo, o jogador que mais marcou pontos no embate foi Lucas Dias, ala-pivô de Franca, que anotou 24 pontos. Ele, que é o atleta com melhor média de pontos do NBB, com 23,3 pontos por jogo, superou sua marca padrão.