PUBLICIDADE
Mais Esportes
NOTÍCIA

Com cearense no pódio, evento mundial de kitesurfe funciona em modelo virtual

O evento teve Pedro Matos, Mikaili Sol e Bruna Kajiya como representantes brasileiros nas finais

19:30 | 13/10/2020
GKA Kite World Tour Distance Battle 2020 ocorreu de maneira virtual (Foto: GKA Kite World Tour Distance Battle)
GKA Kite World Tour Distance Battle 2020 ocorreu de maneira virtual (Foto: GKA Kite World Tour Distance Battle)

O GKA Kite World Tour Distance Battle 2020, evento que se adaptou ao formato virtual em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, foi organizado usando como base o ranking mundial de competidores. Cada participante velejou diretamente de seu local de origem, contando com produções de vídeos e evitando aglomerações.

A competição teve início no dia 29 de setembro, com as finais da categoria Freestyle acontecendo no dia 04 de outubro, onde Pedro Matos garantiu o lugar mais alto do pódio entre os homens, enquanto Mikaili ficou com o vice-campeonato entre as mulheres.

O evento se baseia em competições virtuais através de vídeos com os competidores velejando de sua casa. A organização decidiu escolher os 23 kitesurfistas mais bem colocados no ranking mundial das duas categorias. Os atletas, então, se filmaram durante 5 minutos, em baterias competitivas. Os vídeos forams enviados aos jurados, que apontam os melhores.

A competição funciona em duas categorias, a strapless (freestyle, ou estilo livre); e a twintip, modalidade com pranchas e velas alternativas.

Brasileiro com título, cearense no pódio

O evento reuniu os melhores e dentre eles estavam três competidores brasileiros, incluindo uma cearense. Mikaili Sol é a única competidora representante do Ceará no campeonato. Natural da Vila do Preá, ela já conta com quatro títulos mundiais e foi a competidora mais jovem a conquistar o título. Ela chegou à fase final, onde acabou como segundo colocada no freestyle feminino, atrás da francesa Capucine Dellanoy.

Já Pedro Matos (SP), não só foi finalista, como campeão. Ele superou Camille Dellanoy (França) e Mitu Monteiro (Cabo Verde), terminando o GKA Kite World Tour Distance Battle 2020 com o título.

Categoria Freestyle Masculina
- Pedro Matos (Brasil)
- Camille Delannoy (França)
- Mitu Monteiro (Cabo Verde)


Categoria Freestyle Feminina
- Capucine Delannoy (França)
- Mikaili Sol (Brasil)
- Charlotte Carpentier (França)