Participamos do

Justiça suspende eleição da Federação Cearense de Basquete, prevista para segunda-feira

Pleito da FCB não deve ser mais realizado nesta segunda-feira. Processo eleitoral está suspenso, em caráter liminar, e ainda sem nova data definida para realização
17:53 | Set. 25, 2020
Autor Victor Hugo Pinheiro
Foto do autor
Victor Hugo Pinheiro Repórter do Esportes O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As eleições da Federação Cearense de Basquete (FCB), agendadas para a próxima segunda-feira, 28, estão suspensas. A decisão pela suspensão foi do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), por meio de liminar, atendendo a pedido do candidato de oposição ao pleito, Ernando Ferreira Rodrigues. A decisão foi emitida pelo juiz Cid Peixoto do Amaral Neto, da 3ª Vara Cível - Comarca de Fortaleza.

No processo, Ernando alega que o edital da eleição está vago de informações. Segundo ele, não consta informação sobre modelo de votação — presencial ou virtual — ou o local onde o pleito será realizado. Além dessas questões, o candidato acusa a chapa do atual presidente da Federação, coronel Adelson Julião Leite, de irregularidades. O dirigente comanda a FCB há 20 anos.

Ainda de acordo com a acusação, a chapa de oposição sequer teve a resposta de confirmação da candidatura, o que, segundo estatuto da FCB, deve ser feito até 15 dias antes do pleito.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Procurado pelo Esportes O POVO, Ernando Ferreira, que é coordenador do projeto Instituto de Basquete do Conjunto Ceará (IBCC), afirmou que o processo eleitoral não tem sido "transparente" e está sendo realizado de uma forma "não democrática".

"Desde o início do edital, a gente tem entendimento que o processo não tem sido transparente e justo. Tem instituições inaptas, que nem existem mais, com direito a voto. Instituições fechadas também podem votar. Ele (Adelson Julião) alega que os clubes da Capital não podem votar pelo fato de não pagarem uma taxa mensal, sendo que isso nunca foi pago. É um processo não democrático, muito restrito a um grupo específico que apoia o atual gestor da FCB. Por essas questões, entendemos a necessidade de acionar o Judiciário", alega Ernando Ferreira.

O Esportes O POVO entrou em contato com o atual presidente da FCB. Entretanto, Adelson Julião se limitou a dizer "que não ia se pronunciar sobre a liminar judicial". 

Fundada em em 1938, a FCB abrange todas as entidades e clubes de basquete do Ceará. Assim como representa o Estado em reuniões promovidas pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e Liga Nacional de Basquete (LNB).

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar