Participamos do

Oficial: NBA voltará com formato de 22 equipes em 31 de julho

Temporada pode chegar até 12 de outubro (data marcada para possível jogo sete das finais) e todos os jogos acontecem no Complexo Disney em Orlando
17:43 | Jun. 04, 2020
Autor Gerson Barbosa
Foto do autor
Gerson Barbosa Repórter Rádio O POVO CBN
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Agora é oficial: a NBA estará de volta no dia 31 de julho. Segundo o jornalista Adrian Wojnarowski da ESPN americana, a votação desta quinta-feira, 4, entre organizadores e donos de equipes foi positiva e confirmou a retomada. De acordo com Woj, 29 dos 30 times da liga norte-americana de basquete votaram a favor do retorno, com apenas o Portland Trail Blazers sendo contra.

O time do estado de Oregon foi contrário ao formato de 22 times apresentado pela liga porque os seus jogadores e organização como um todo entendiam que haviam outras maneiras de abordar o retorno.

A NBA confirmou algumas datas consideradas importantes pela liga neste momento. Os clubes vão iniciar treinamentos em Orlando no início de julho, com jogos começando em 31 de julho e podendo ir até 12 de outubro (data para o possível jogo sete das finais). Todas as equipes ficarão em um resort do complexo esportivo da Disney e todos os jogos acontecerão em Orlando.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A loteria do Draft (momento em que sorteia-se a ordem de escolhas) acontece em 25 de agosto, enquanto o evento em si está marcado para 15 de outubro. A Free Agency, período de negociação de jogadores livres, deve iniciar em 18 de outubro, com a temporada 2020/21 possivelmente começando em 1º de dezembro.

Quanto ao novo coronavírus, a liga promete testar diariamente em todos envolvidos no ambiente do complexo esportivo da Disney. Caso um jogador teste positivo, ele será tratado individualmente e iniciará processo de quarentena, com todos os outros dando continuidade aos jogos e aos testes. 

Funcionários do complexo também terão que seguir protocolos. Por exemplo, não podem entrar nos quartos dos atletas ou comissões, e precisarão regular os corredores para evitar aglomerações. 

FORMATO ESCOLHIDO: 22 EQUIPES APENAS

No formato escolhido, os 22 times jogariam oito jogos cada para finalizar a temporada regular e encerrar a tabela para iniciar os playoffs. Oito equipes de cada conferência se classificam para a fase de mata-mata. A determinação dos times que vão para Orlando acontece pela tabela: todos os 16 na zona dos offs, mais seis franquias (cinco do Oeste e uma do Leste) que estão até seis jogos de diferença para o 8º.

Ao final dessas oito partidas da regular, o play-in pode acontecer entre 8º e 9º de cada conferência. Caso o 8º esteja com diferença superior a quatro jogos para o 9º, estará garantido nos playoffs. Se a distância for inferior a quatro jogos, então os dois se enfrentarão num contronfo direto pela vaga, com o 8º precisando vencer apenas um jogo para se classificar, enquanto o 9º precisa triunfar em dois. No mata-mata, o esquema seria o tradicional: melhor de sete embates.

Sendo assim, as 22 equipes que vão para Orlando são: Lakers, Clippers, Nuggets, Jazz, Thunder, Rockets, Mavericks, Grizzlies, Trail Blazers, Pelicans, Kings, Spurs e Suns no Oeste; Bucks, Raptors, Celtics, Heat, Pacers, 76ers, Nets, Magic e Wizards no Leste.

Hornets, Bulls, Knicks, Pistons, Hawks, Timberwolves, Cavaliers e Warriors estão, portanto, de férias.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar