Sem campeão, temporada do NBB é cancelada por causa da pandemia do coronavírus

De forma unânime, os clubes decidiram terminar o campeonato. Principal motivação é financeira

Os clubes participantes do Novo Basquete Brasil (NBB) decidiram, de forma unânime, encerrar a temporada 2019/2020 sem campeão, nesta segunda-feira, 4, diante do cenário de pandemia do coronavírus. As equipes tomaram a decisão após reunião virtual entre os dirigentes e representantes da Liga Nacional de Basquete (LNB).

A informação foi publicada inicialmente pela coluna Olhar Olímpico, do UOL. Logo após a divulgação da notícia, a LNB publicou uma nota e oficializou o cancelamento da temporada 2019/2020.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A motivação principal para terminar o campeonato é financeira, prevalecendo a vontade de ampla maioria. Em meio à paralisação do esporte, os clubes não teriam condições de manter seus elencos sem jogar.

Paralisado desde o dia 16 de março, quando ainda faltavam 33 das 240 partidas previstas para a fase de classificação, os clubes decidiram no primeiro momento encerrar a etapa classificatória. Desta forma, avançariam para os playoffs os melhores ranqueados, de acordo como ficou a tabela até a pausa, respeitando o ranking por aproveitamento de pontos.

Naquele momento, os clubes projetavam retomar as atividades, quando liberadas, a partir das oitavas de final. Entretanto, com o prolongamento da crise gerada pela Covid-19, as equipes se viram sem condições de continuar a temporada. Antes mesmo da decisão desta segunda-feira, Pinheiros e Bauru já haviam anunciado a desistência do NBB.

“Nós fomos até o estouro do cronômetro. Ouvimos todos os personagens que fazem do NBB uma das competições mais admiradas do Brasil. Sentamos semanalmente com todos os clubes, atletas, técnicos, árbitros, patrocinadores, parceiros de mídia, e criamos um projeto para retomar a competição. É triste ter que encerrar a temporada e não queríamos isso, mas saímos dessa experiência convictos que fizemos tudo o que foi possível”, afirmou o presidente interino da LNB, Nilo Guimarães.

O Esportes O POVO tentou entrar em contato com o presidente do Basquete Cearense, Thalis Braga, mas as ligações não foram atendidas. Ala-pivô do Carcará, Felipe Ribeiro diz que já havia uma expectativa nos bastidores sobre o cancelamento da temporada.

"Eu recebo (a notícia de encerramento do campeonato) com muito tristeza. É doloroso. Mas é por um motivo de força maior. Agora é acatar, levantar a cabeça e voltar saudável", afirmou o jogador.

Em meio à pandemia, os atletas têm encarado clima de incertezas sobre o futuro, segundo Felipe. Até o momento, os jogadores do Carcará não tiveram retorno da diretoria sobre o destino da equipe.

"Como não tem nada oficial, há um clima de dúvidas sobre onde vai jogar, quais clubes estão com saúde para enfrentar o problema. Não é um problema só para o Basquete Cearense, mas do esporte. Todas empresas pararam. É complicado, mas é preciso ter paciência e esperar a pandemia passar", comentou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

nbb cancelado basquete cearense novo basquete brasil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar