Participamos do

Queniana Sandrafelis Tuei é a grande campeã da 94ª São Silvestre

A São Silvestre, a mais tradicional corrida brasileira teve sua 94ª edição neste dia 31 teve como campeã na categoria feminina a queniana Sandrafelis Tuei, que conquistou a prova pela primeira vez. Completaram o pódio Pauline Kamulu, também do Quênia na segunda colocação e Mestawut Truneh fechando com o terceiro lugar. Diferente do que aconteceu [?]
09:00 | Dez. 31, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A São Silvestre, a mais tradicional corrida brasileira teve sua 94ª edição neste dia 31 teve como campeã na categoria feminina a queniana Sandrafelis Tuei, que conquistou a prova pela primeira vez. Completaram o pódio Pauline Kamulu, também do Quênia na segunda colocação e Mestawut Truneh fechando com o terceiro lugar.

Diferente do que aconteceu na corrida masculina, a prova feminina teve duas líderes isoladas durante praticamente todo o percurso. As duas quenianas se destacaram já na descida após a largada e mantiveram um ritmo regular, garantindo uma boa vantagem em relação ao pelotão maior, que ficou com a disputa para conseguir o bronze.

No entanto, líder durante praticamente 14km, Pauline não conseguiu manter o ritmo no final da temida subida da Avenida Brigadeiro Luís Antônio, ponto mais crítico do percurso. Com uma estratégia de dar um pique no fim da prova, Sandrafelis, de apenas 20 anos, levou a melhor no duelo das líderes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Mais atrás, no pelotão que correu boa parte em aglomerado, foi a partir da metade do percurso que algumas atletas se desgarraram. E mais uma vez, as africanas se destacaram e brigaram na frente. Entre as brasileiras, Jenifer Nascimento foi destaque, conseguindo chegar no top 10, na oitava colocação.

A corrida ? Quem tomou a frente no começo da prova foi a queniana Pauline Kamulu, acompanhada de perto por sua compatriota e companheira de equipe, Sandrafelis Tuei. Na descida em direção ao Estádio do Pacaembu as duas já se desgarraram do pelotão e na Avenida Pacaembu, Pauline se isolou na liderança, antes do quarto quilômetro.

Depois de um terço da prova completo, o pelotão seguia com uma distância grande em relação as duas quenianas. Após conquistar uma margem importante na parte inicial da corrida, Pauline se manteve soberana na chegada à parte central do percurso, onde a São Silvestre alcança sua metade.

Já chegando nos últimos cinco quilômetros, na região da Praça da República, o panorama seguia o mesmo. O pelotão não conseguia ameaçar as duas líderes da prova e na chegada ao trecho mais difícil da prova, o duelo entre as duas companheiras de equipe começou a colocar fogo na briga pelo primeiro lugar.

Foi apenas no último quilômetro, já perto da Avenida Paulista que Sandrafelis foi acabando com a margem da então líder e conseguiu uma incrível ultrapassagem. Com uma queda de ritmo grande, Pauline não conseguiu acompanhar a compatriota, mas garantiu ainda a segunda colocação com folga.

Mesmo com uma distância grande, a briga pelo terceiro lugar não perdeu no quesito emoção e contou com um sprint final entre Esther Kakuri, do Quênia e Mestawut Truneh, da Etiópia. Já na última reta, também na Avenida Paulista, as duas africanas alternaram à frente, mas Mestawut conseguiu segurar o resultado nos segundos finais para ganhar um lugar no pódio.

Confira as primeiras colocadas da 94ª São Silvestre:

1 ?  Sandrafelis Tuei ? 50min 2 s

2 ?  Pauline Kamulu ? 50min 19s

3 ?  Mestawut Truneh ? 52min 45s

4 ?  Esther Kakuri ? 52min47s ? Quênia

5 ? Birthukan Alemu ? 53min06s ? Etiópia

8 ? Jenifer do Nascimento ? Brasil

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente