Participamos do

Evento reúne grandes nomes do tênis em prol do desenvolvimento da modalidade

Na noite desta quarta-feira, o Instituto Tênis, um dos maiores projetos sem fins lucrativos que atua em prol da modalidade no Brasil, realizou um evento em São Paulo que reuniu os principais nomes do esporte no país para fazer um balanço das ações da instituição e do tênis brasileiro como um todo. Estiveram presentes nomes [?]
22:15 | Nov. 21, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na noite desta quarta-feira, o Instituto Tênis, um dos maiores projetos sem fins lucrativos que atua em prol da modalidade no Brasil, realizou um evento em São Paulo que reuniu os principais nomes do esporte no país para fazer um balanço das ações da instituição e do tênis brasileiro como um todo.

Estiveram presentes nomes como Teliana Pereira, ex-número um do Brasil, André Sá, os ex-tenistas Dadá Vieira, Patrícia Medrado e Carlos Kirmayr e Jorge Paulo Lemann, dono da maior fortuna do Brasil. O objetivo de reunir tantos nomes consagrados é incentivar as novas gerações a seguir lutando pelo sonho de jogar tênis.

?Essa iniciativa (do Instituto Tênis) é uma coisa legal de se ver. Volta o brilho nos olhos por a gente ver que tem alguém fazendo alguma coisa pelo tênis brasileiro. O tênis me ensinou tudo o que eu sou hoje. A disciplina, a persistência, a coragem de enfrentar a vida. O tênis te dá a possibilidade de tentar de novo toda semana. Eu faria tudo de novo. Sim, é possível chegar lá?, ressaltou Dadá Vieira, ex-número 76 do ranking feminino de simples.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Instituto possui o projeto de massificação, que visa disseminar e democratizar o tênis ao redor de todo o Brasil. E o criador da instituição, Jorge Paulo Lemann enalteceu a iniciativa. ?empre joguei e aprendi muito com o tênis. Aprendi a perder, a treinar, a planejar estratégias, tomar riscos. Boas lembranças e muito aprendizado. O tênis me ofereceu muitas oportunidades, então é uma maneira de retribuir. Acredito muito em gente jovem. São eles que fazem o mundo andar. O tênis faz parte da minha filosofia de que se você ajudar os jovens a encontrarem seus caminhos, você está ajudando o mundo?, pontuou.

Durante o evento, também foi anunciado oficialmente a parceria entre o Instituto Tênis e a lendária Maria Esther Bueno, que faleceu em junho de 2018. De acordo com os sobrinhos da ex-número 1 do mundo, nos últimos anos de vida, Maria Esther expressou o desejo de ter a sua trajetória aliada a trabalhos sociais voltados ao tênis, que focassem, sobretudo, na formação de crianças de baixa renda

?Ela estaria muito feliz em estar aqui. É difícil imaginar que uma menina há sessenta anos saiu do país, sozinha, sem recurso nenhum, com uma passagem só de ida. Difícil imaginar as dificuldades, o preconceito. Essa foi a vida dela. Ela viveu pro tênis, sempre foi movida pela paixão, sempre valorizou cada conquista que teve, sempre com muito comprometimento e seriedade. E essa parceria nasce dessa identidade de valores: comprometimento e seriedade. A gente espera que a história dela possa inspirar muitas crianças e junto com o Instituto poder escrever novas histórias que perpetuem esse legado?, destacou André Bueno.

Por fim, o multi-campeão no vôlei, José Roberto Guimarães, deu a palavra final ao evento. O Centro de Treinamento do Instituto Tênis faz parte das instalações do Sportville, em Barueri, complexo esportivo projetado pelo técnico da seleção de vôlei feminina.

?Tenho acompanhado a dedicação da garotada e cada vez que eu passo nas quadras meus olhos brilham. Eu escolhi o tênis como o esporte para me manter em forma. E preparação é tudo. Nada resiste ao trabalho, à paixão, ao amor, à intensidade. A gente ganha nesses requisitos?, concluiu o tricampeão olímpico.

Sobre o Instituto Tênis

Fundado em 2002, o Instituto Tênis é uma instituição sem fins lucrativos que apoia o desenvolvimento do tênis nacional. Reconhecido como centro de treinamento referência de atletas de alto rendimento, executa um planejamento diferenciado, com o objetivo de formar tenistas capazes de alcançar o posto de número 1 do mundo.

*Especial para a Gazeta Esportiva

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente