Participamos do

Há 25 anos, Holyfield reconquistava título, em luta na qual paraquedista tentou aterrissar no ringue

Plano do paraquedista de descer no ringue durante a luta deu errado. Preso nas cordas, ele foi levado ao hospital e depois ficou sob escolta da Polícia; assista o vídeo
22:20 | Nov. 08, 2018
Autor Wanderson Trindade
Foto do autor
Wanderson Trindade Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Um dos pugilistas mais famosos do universo dos esportes realizou feito histórico há 25 anos. O americano Evander Holyfield derrotou seu compatriota Riddick Bowe, recuperando o cinturão dos pesos pesados, que havia perdido um ano antes para o mesmo rival. Durante a luta em Las Vegas, porém, cena inusitada aconteceu: um paraquedista aterrissou dentro do ringue, paralisando o combate por 21 minutos.
  
Na noite do dia 8 de novembro de 1993, Holyfield fez o que até então apenas dois outros boxeadores tinham conseguido: reconquistar o título dos pesos pesados. À época com 31 anos, Holyfield era considerado velho para o esporte. Ele chegou a anunciar a aposentadoria dos ringues, após perder o título para Bowe, em dezembro de 1992. Seis meses depois da derrota, voltou ao tablado contra Alex Stewart, obtendo vitória sem muita expressão.
  
[FOTO2] 
 
A inteligência usada por Holyfield naquele dia foi o que lhe deu maior vantagem para recuperar o título. Em análise feita pelo filósofo Auto Filho no O POVO, Bowe chegava àquela luta “assombrando o público pela potência irresistível dos punhos”, pois até ali havia “liquidado em poucos minutos seus adversários”, em lutas pela defesa do cinturão.
  
Auto Filho escreveu após a vitória: "Na revanche, no entanto, aparece um novo Holyfield. As mudanças começam pelo visual. Além do bigode, ele aparece com uma barba messiânica, muito comum nos guerreiros muçulmanos que vão à guerra para vencer ou morrer. Na saudação inicial dos lutadores, Holyfield encarou Bowe com 'olhos de tigre'. O campeão vacilou e voltou a vista para cima e depois para baixo. Começou aí a sua derrota".
  
A expressão "olhos de tigre" é referência a um folclore do boxe americano, em que um lutador supostamente consegue "hipnotizar" o adversário, anulando toda sua capacidade de luta por meio do olhar. Lenda ou não, Holyfield venceu ao final de dez rounds por decisão unânime.
[FOTO3]
Paraquedista
Durante o sétimo round, público presente e organizadores do evento sofreram forte susto. O paraquedista James Milles tentou pousar no ringue, mas seu plano não deu muito certo. Enquanto descia até chegar ao tablado do hotel de luxo Caesars Palace, Milles esbarrou em lâmpadas e ficou literalmente preso às cordas, próximo ao canto de Bowe.
  [VIDEO1]
Retirado do local de maca e levado ao hospital, o paraquedista vivenciou a suspeita de ter sofrido fratura no pescoço – o que não aconteceu. James foi liberado pelos médicos pouco tempo depois, mas ficou sob custódia policial.
  
Evander Holyfield 
Único pugilista a se tornar cinco vezes campeão mundial dos pesos pesados, Evander Holyfield também é conhecido por ter sido vítima de Mike Tyson, que desferiu uma mordida que mutilou parte de sua orelha durante uma luta, em 1997.
  
Pesquisa histórica: Fred Souza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente