Maior encontro de bicicletas da América Latina começa nesta sextaMais Esportes | Esportes O POVO
PUBLICIDADE
Esportes


Maior encontro de bicicletas da América Latina começa nesta sexta

Os números comprovam: o interesse do brasileiro por bicicleta aumentou. De acordo com a ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, 2018 deve registrar uma alta de 9% na produção de bikes no Polo Industrial de Manaus em relação ao ano passado. No primeiro bimestre, o aumento nas linhas de [?]

19:45 | 22/08/2018

Os números comprovam: o interesse do brasileiro por bicicleta aumentou. De acordo com a ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, 2018 deve registrar uma alta de 9% na produção de bikes no Polo Industrial de Manaus em relação ao ano passado. No primeiro bimestre, o aumento nas linhas de produção foi de 14% na comparação com janeiro e fevereiro de 2017.

Não é a toa que São Paulo sediará o maior encontro de bicicletas da América Latina. O Festival Bike Brasil, realizado de 24 a 26 de agosto, reúne lançamentos de diversos modelos e acessórios de bike, trazendo o que há de mais moderno e tecnológico no setor. A expectativa é de que o evento reúna 16 mil pessoas nas duas áreas: Bike Brasil Show ? parte externa, voltada ao público geral ? e Bike Brasil Expo, destinada apenas a profissionais do setor.

Nos três dias de feira, os visitantes poderão testar os melhores modelos de bikes por um trajeto de asfalto de mais de 2 quilômetros. Uma experiência que permite definir que modelo se adequa mais à atividade que pretende fazer ou já realiza. Para quem busca um pouco mais de aventura, uma outra pista montada em pleno Jardim Botânico permitirá a realização de test ride de mountain bike.

As crianças também poderão pegar carona nessa diversão. Monitores especializados ajudarão a garotada a aprender a andar de bicicleta. E estenderão a mão até para os adultos que nunca pedalaram ou arriscaram dar uma volta. Entre as desculpas estão falta de tempo, falta de habilidade ou até medo de cair e se machucar.

As quedas, aliás, estão entre os principais receios das mulheres, segundo uma pesquisa da Ciclocidade, Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo. Esse e outros assuntos relacionados às dificuldades que elas enfrentam para pedalar serão discutidos no Espaço Mulher, que terá palestras motivacionais com empreendedoras e atletas, bate-papos com profissionais do setor e workshop de mecânica básica.

Outro espaço de destaque é o que foi montado para os amantes da mountain bike e o público que deseja conhecer a história das bicicletas que fizeram parte da infância de muita gente: o Vintage MTB Brasil, que reunirá dezenas de modelos dos anos 1990 a 2000.

O Bike Brasil ainda sediará o Campeonato Brasileiro de BMX SuperSpine ? BSS Tour, com nomes de peso do esporte. A competição promete uma disputa eletrizante, e um show de manobras e técnicas. Além disso, a edição de 2018 será palco da 3ª etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, competição que conta pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional e faz parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020.

Falando em esporte, o norte-americano Gary Fisher, um dos criadores da mountain bike na década de 1970, marcará presença na edição de 2018 do evento com sessões de autógrafos aos fãs do ex-atleta.

Novidades de mercado

Nos três dias do Festival Bike Brasil, os principais fabricantes e revendedores do mercado vão apresentar lançamentos de bicicletas com estilo vintage, MTB, BMX, modelo em carbono com 12 velocidades ? que será lançado com exclusividade no Brasil ?, além de veículos elétricos para mobilidade urbana, aventuras, expedições, condicionamento físico ou até competições profissionais.

Também será possível encontrar suportes com design moderno e resistente às mudanças climáticas para transportar a bike com segurança, cadeirinhas para bicicleta, bike trailers e carrinhos esportivos para que o passeio seja estendido à toda família, incentivando as crianças a crescerem em um ambiente esportivo.

Outra novidade é o sistema que estará disponível para que a pessoa faça um diagnóstico de como ajustar a bike para minimizar riscos de lesões. Posicionar-se de forma correta faz com que a biomecânica melhore, e assim, a performance do praticante poderá ser mais eficiente no decorrer das pedaladas.

Gazeta Esportiva

TAGS