PUBLICIDADE
Esportes

Confira os destaques da 101ª edição do Giro d?Italia, que começa nessa sexta

Nesta sexta-feira, será dada a largada para a 101ª edição do Giro d?Italia, tradicional corrida anual que coloca frente a frente os melhores ciclistas do planeta. Divido em 21 etapas, o evento terá o seu início acontecendo pela primeira vez em Jerusalém tem data de encerramento prevista para o dia 27 de maio, com chegada  [?]

11:45 | 03/05/2018

Nesta sexta-feira, será dada a largada para a 101ª edição do Giro d?Italia, tradicional corrida anual que coloca frente a frente os melhores ciclistas do planeta. Divido em 21 etapas, o evento terá o seu início acontecendo pela primeira vez em Jerusalém tem data de encerramento prevista para o dia 27 de maio, com chegada  em Roma.

Com extensão total de 3.546,2 de quilômetros divididos em mais de 495 cidades por onde passarão os ciclistas, a competição coloca frente a frente 22 equipes formadas por oito atletas cada uma. A prova é a primeira desta temporada dos considerados três grandes eventos de ciclismo (Volta à Itália, Volta à Espanha e Volta à França).

Justamente pensando nos três grandes eventos, a volta ciclística deste mês tem um grande favorito, o britânico Chris Froome. Isso porque o atleta é o atual vencedor das voltas da Espanha e da França e caso consiga o seu primeiro título na Itália entrará no seleto grupo que conseguiu vencer as três provas de maneira consecutiva. Este grupo atualmente é formado pelo belga Eddy Merckx e do francês Bernard Hinault.

?É uma grande motivação poder ganhar as três grandes voltas na sequência. Pelo que pude perceber durante o Tour, nos Alpes, estou preparado para ganhar, ainda que não possa garantir que isso irá acontecer?, declarou o britânico.

Outro ciclista que chama a atenção é Tom Dumoulin. Isso porque o atleta holandês é o atual vencedor do Giro e confirmou o título com uma grande participação na temporada passada. Apesar do bom resultado no ano passado, o ciclista não vive um bom momento, já que levou um tombo e abandonou a Tirreno-Adriatico e chegou em 15° na Liège-Bastogne-Liège (duas principais provas que disputou na temporada).

Em 100 edições da prova realizada na Itália, os ciclistas locais são os grandes destaques do evento com 69 vitórias na história. Na primeira edição, realizada em 1909, Luigi Ganna sagrou-se o vencedor. O posto de ciclista com maiores conquistas é divido entre três atletas: os italianos Alfredo Binda e Fausto Coppi e o belga Eddy Merckx com cinco títulos cada um.

Gazeta Esportiva

TAGS