Fortaleza BC encerra 2025 em duelo com o Cruzeiro pelo NBB
Após derrota contra o Minas, dentro de casa, Carcalaion tenta reverter má fase no NBB contra time de retrospecto semelhante na elite do basquete brasileiro
O Fortaleza Basquete Cearense volta à quadra nesta segunda-feira, 29, para enfrentar o Cruzeiro, às 19h30min, no Ginásio da Unifor, na capital cearense. A partida marca o último jogo do primeiro turno do NBB, e o encerramento do ano para o Carcalaion, que só retorna aos duelos no dia 10 de janeiro, contra o Flamengo.
Na classificação, o Fortaleza BC ocupa atualmente a 16ª colocação, posição limite da zona de classificação para os playoffs. O retrospecto de quatro vitórias em 18 partidas, inclusive, é igual ao de Rio Claro e Osasco, 17º e 18º da tabela. O cenário que mantém o time em alerta também em relação à parte inferior da tabela. No último confronto, o Tricolor foi superado pelo Minas, por 99 a 81, em casa, ampliando a sequência negativa para cinco derrotas.
Antes disso, o Carcalaion já havia acumulado derrotas expressivas, como o revés diante do Caxias do Sul, por 68 a 52, fora de casa, além da derrota para o União Corinthians, por 95 a 62, e para o Pinheiros, por 108 a 61. A série de resultados adversos reforça o momento delicado atravessado pela equipe, que busca ajustes para reagir na competição.
Leia mais
O adversário da rodada, o Cruzeiro, aparece em situação ligeiramente mais confortável. A equipe mineira ocupa atualmente a 14ª posição na tabela e chega para o confronto após derrota para a Unifacisa, fora de casa, por 85 a 77. Até o momento tem cinco vitórias em 18 partidas.
Com o apito final do confronto diante do Cruzeiro, o Fortaleza Basquete Cearense fecha oficialmente sua participação em 2025 no NBB. A partir daí, o foco passa a ser a retomada da competição em 2026, quando o Carcalaion terá pela frente uma sequência importante de jogos, incluindo confrontos contra Flamengo, Vasco, Botafogo e São José, fundamentais para definir os rumos da equipe na luta por permanência e classificação aos playoffs na segunda metade da temporada.