Copa de beach tennis deve reunir 60 mil pessoas e impulsionar R$ 35 milhões na economia de Fortaleza
Ao longo de seis dias, a Beira-Mar da Capital será palco de disputas com atletas de todos os estados do País
09:41 | Nov. 17, 2025
Fortaleza será palco da 10ª edição da Copa das Federações de Beach Tennis 2025, principal competição nacional por equipes da modalidade. As disputas ocorrerão de 17 a 22 de novembro, em uma megaestrutura montada na Praia de Iracema para receber atletas, comissões e público. Esta é a terceira vez consecutiva que a Capital cearense sedia o torneio.
Reunindo faixas etárias variadas, a Copa das Federações será disputada em 11 categorias, do Sub-12 ao Sub-18, além das classes Profissional, A, B, C e Masters 40+, 50+ e 60+. Serão mais de 2.300 atletas representantes das 26 federações e do Distrito Federal.
A competição é disputada coletivamente, com representantes de cada Estado se enfrentando em diversas categorias para somar pontos. Ao fim dos jogos, o estado que obtiver maior somatório será declarado o vencedor.
Leia mais
A expectativa é de que mais de 60 mil pessoas circulem pela arena ao longo dos seis dias de competição. Diretora da Federação Cearense de Tênis e Beach Tennis (FCTBT), Thaís Cortez destaca o simbolismo da edição e a força do evento para a modalidade no Estado.
“Sem dúvidas, esta será a principal edição da Copa das Federações. Não só pelo tamanho do público, estrutura e participação massiva dos atletas, mas também por ser uma edição comemorativa, são 10 anos de história. Nossa expectativa é fazer uma competição incrível”, disse.
Estrutura física
A arena principal será montada na Av. Historiador Raimundo Girão, 1002, no Aterro da Praia de Iracema. O espaço contará com arquibancadas para cerca de mil pessoas, quadras de aquecimento, camarote VIP com vista para o mar, rampa de acessibilidade e áreas climatizadas.
Além disso, o evento terá uma área de convivência de 4 mil m², com estrutura coberta, banheiros climatizados, segurança 24 horas e um espaço cultural voltado a exposições. A praça de alimentação também é destaque, reunindo opções variadas entre bares e restaurantes, além de áreas de lazer para o público geral e as federações. No total, a estrutura ocupará 25 mil m² da orla alencarina.
Impacto na economia local
Ao reunir atletas de todo o País, a Copa das Federações deve movimentar a setor turístico e gerar cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos. A expectativa é que o evento injete aproximadamente R$ 35 milhões na economia local.
Para Thaís Cortez, a estrutura geral oferecida pela cidade de Fortaleza é a principal razão para que a Capital seja mantida como sede do evento.
"Fortaleza vai receber um evento que une alto nível esportivo, organização e uma experiência única para atletas e público. A arena na Praia de Iracema simboliza o crescimento do beach tennis e a força do Ceará no cenário nacional", afirma.
“Fatores como a malha aérea, rede de hotelaria, pontos turísticos e boa estrutura facilitam para que Fortaleza seja alvo de competições desse porte”, conclui.
A emoção da experiência
Atleta de beach tennis desde 2010 e ex-auxiliar da seleção brasileira, o experiente Tiago Oliveira chega à sua sexta participação na Copa das Federações. A estreia foi em 2016, como atleta profissional. No ano seguinte, voltou a atuar nas duas frentes — competindo e treinando — e, nas últimas edições, esteve apenas como treinador.
Neste ano, Tiago retorna às quadras como atleta na categoria Master 40+. Ao Esportes O POVO, ele compartilhou a experiência de viver os dois lados da moeda e falou sobre as expectativas para o que considera ser “a Copa das Federações mais importante da história”.
“São experiências desafiadoras e muito diferentes. Como jogador, a pressão é menor e o momento de maior pressão é dentro da quadra. [...] Quando eu entro na quadra, fico totalmente focado em jogar e dar o meu melhor, independente de onde estou. Mas é claro que jogar na sua terra facilita um pouco, porque tem família e amigos que vão te apoiar. Estou muito ansioso e animado com essa reponsabilidade”, disse.
A delegação cearense terá 88 atletas, além de uma comissão técnica formada por auxiliares, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga e preparador físico. Desde o início da competição, em 2015, a melhor campanha do Ceará foi em 2023, quando a equipe alencarina conquistou o vice-campeonato geral — a edição, aliás, marcou a estreia de Fortaleza como sede.
A atual campeã da Copa das Federações é a equipe do Rio Grande do Sul, que chega novamente entre as favoritas, ao lado de Paraná e São Paulo. Apesar do nível elevado da disputa, Tiago Carvalho reforça a confiança no desempenho cearense.
“Acredito que vamos brigar para estar entre os quatro melhores da competição. É um nível muito difícil e competitivo, mas temos chances e vamos lutar por isso”, concluiu o atleta.
Confira a programação da Copa das Federações 2025:
- Segunda-feira (17/11): treinos livres, congresso técnico e cerimônia de abertura
- Terça-feira (18/11): primeira rodada de jogos
- Quarta-feira (19/11): oitavas de final
- Quinta-feira (20/11): quartas de final
- Sexta-feira (21/11): semifinais
- Sábado (22/11): final e cerimônia de premiação