Mundial de kitesurfe na Taíba terá mulheres brasileiras de destaque em ação
O evento contará com as kitesurfistas Kesiane Rodrigues e Sophie Abreu na modalidade kite wave
16:41 | Out. 24, 2025
A praia da Taíba, localizada em São Gonçalo do Amarante (CE), receberá em novembro o Global Kitesports Association Kite World Cup, campeonato mundial da modalidade reconhecido pela federação internacional de vela, World Sailing. Entre os dias 6 e 9, será realizado o GKA Kite-Surf World Cup e, de 12 a 15, o GKA Freestyle Kite World Cup.
A etapa cearense abrange duas das cinco modalidades do circuito mundial: a kite wave, que já passou por Cabo Verde, Alemanha e Marrocos, e o freestyle, que estreou este ano em Abu Dhabi antes de desembarcar nas areias cearenses. As provas no Brasil definirão os campeões e as campeãs mundiais da temporada 2025, reunindo os melhores atletas do circuito.
Leia mais
Kesiane Rodrigues é um das principais atletas brasileiras na disputa, sendo destaque na modalidade kite wave e atual 3ª colocada no ranking mundial da GKA. A kitesurfista se mostrou positiva em disputar a última etapa do campeonato em seu país e elogiou as condições de disputa da praia selecionada.
"Muito feliz de representar o Brasil e saber que a última etapa do Mundial vai ser na nossa terra, na Taíba, um dos melhores picos de onda e de vento. É muito gratificante ter essa última etapa em casa. Estou com uma expectativa muito boa em poder competir entre as três melhores do mundo e coroando aqui, no Brasil. Gratidão a todo pessoal da organização que está fazendo esse evento acontecer", disse a kitesurfista.
"As condições variam muito na Taíba, exige muita técnica, maré baixa, no meio das pedras. E temos uma onda beat break, quando a maré está um pouco mais alta, mas estou bem acostumada. A praia nos proporciona tudo isso", complementou.
Outro nome em ascensão é o de Sophie Abreu, atleta carioca também da categoria kite wave. Aos 23 anos, já acumula títulos nacionais e boas colocações em eventos internacionais. Sophie mostrou-se animada com a disputa da etapa no solo cearense e valorizou a energia do local.
"Estou muito animada com o campeonato e feliz que ele aconteça no Brasil. Nossa terra é abençoada, com ventos excelentes e ótimas condições para o kitesurf. A Taíba é uma praia onde já competi e que gosto muito. O Ceará tem uma vibe incrível, com muito vento, onda e energia boa", afirma a atleta.
Ranking da GKA pré-etapa da Taíba:
Kite Wave
- Capucine Delannoy (FRA) – 3.000 pontos
- Camille Losserand (SUI) – 2.060 pontos
- Kesiane Rodrigues (BRA) – 2.030 pontos
- Clémence Derrien (FRA) – 1.740 pontos
- Charlotte Carpentier (FRA) – 1.700 pontos
Freestyle
- Bruna Kajiya (BRA) – campeã mundial de 2024
- Rita Arnaus (ESP) – vice-campeã
- Francesca Bagnoli (ITA) – 3ª colocada