Piu conquista medalha de prata nos 400 metros com barreiras no Mundial de Atletismo
Correndo na raia 9, o brasileiro registrou o tempo de 46s84 e ficou atrás do norte-americano Rai Benjamin, vencedor com 46s52
Alison dos Santos, o Piu, conquistou a medalha de prata nos 400 metros com barreiras no Mundial de Atletismo, nesta sexta-feira, 19, em Tóquio, no Japão. Correndo na raia 9, o brasileiro registrou o tempo de 46s84 e ficou atrás do norte-americano Rai Benjamin, vencedor com 46s52.
Após realizar o pior tempo nas semifinais, Alison dos Santos correu na raia 9, considerada a posição menos privilegiada, devido à visão do atleta durante a prova. Porém, Piu não teve problemas e largou bem, e rapidamente se impôs no pelotão de frente.
A prova chegou a ficar sob análise da organização porque Benjamin derrubou a última barreira e, por alguns instantes, apareceu no site oficial do evento como desclassificado, com Alison dos Santos herdando o ouro. Porém, o resultado foi revisto e o norte-americano confirmado como campeão.
Prova polêmica
Piu terminou na segunda posição, com a medalha de prata, ao correr em um tempo de 46s84, atrás do americano Rai Benjamin, que fez 46s52. Porém, o estadunidense bateu de forma ilegal em uma das barreiras, sendo desclassificado da prova durante onze minutos.
Alison competia por medalha, mas via o americano Rai Benjamin à frente. Na reta final da corrida, o estadunidense bateu e derrubou a sua barreira, impactando no obstáculo do adversário Ezekiel Nathaniel, da Nigéria.
Isso, se enquadra na infração TR22.6.3 do regulamento oficial do Mundial de Atletismo, que penaliza o atleta com desclassificação direta. Assim, durante onze minutos, Alison dos Santos foi considerado o campeão mundial pela World Athletics.
No entanto, a federação dos Estados Unidos entrou com recurso e o ouro de Rai Benjamin foi devolvido, com Alison dos Santos ficando com a medalha de prata.
Eliminação no lançamento de dardos
Também na manhã desta sexta-feira, o Brasil colecionou reveses no lançamento de dardo feminino. Jucilene de Lima terminou na nona posição do Grupo A, e em 17º na classificação geral, com a marca de 59.79.
Daniela Nisimura também deu adeus com a prova, com a marca de 53.01, terminando na 17ª posição do Grupo B e na 35ª geral. Apenas as 12 primeiras avançam para a decisão.