Equipes cearenses sub-8 e sub-10 são campeãs internacionais em torneio de futsal na Espanha

No título sub-8, a equipe nacional foi reforçada com três atletas ingleses vindo da London Escolla, uma parceira do projeto brasileiro

18:02 | Jul. 16, 2025

Por: João Bosco Neto
Jovens atletas de futsal do Ceará se sagraram campeões do torneio Bahia de Cádiz Futsal Cup nas modalidades sub-8 e sub-10, em Cádiz, na Espanha (foto: Xandy Rodrigues/FutProBrasil)

As equipes sub-8 e sub-10 do projeto FutPro Brasil, iniciativa esportiva cearense, se sagraram campeões do torneio Bahia de Cádiz Futsal Cup. O campeonato, que aconteceu na Espanha entre os dias 30 de junho e 5 de julho, contou também com a participação das categorias sub-12, sub-14 e sub-16 da instituição.

No título sub-8, a equipe nacional foi reforçada com três atletas ingleses vindo da London Escolla, uma parceira do projeto brasileiro. Já na categoria sub-10, a equipe formada foi um misto entre os atletas cearenses e os atletas britânicos. Além dos representantes do Brasil e da Inglaterra, equipes da Espanha e dos Emirados Árabes também estiveram presentes no campeonato.

A viagem levou 30 atletas para a disputa dos jogos e outras 50 pessoas divididas entre atletas, familiares e comissão técnica. Além do torneio, o passeio que durou 11 dias teve uma rápida passagem pelo Marrocos, onde jogadores e familiares puderam descansar e se divertir.

Para o professor José Carlos, Coordenador geral do FutProBrasil e da FutTripBrasil, a viagem foi "uma experiência única e inesquecível". O responsável pela iniciativa também ressalta o orgulho dos atletas em representarem o Brasil em um torneio estrangeiro.

"Nossas competições são acima de tudo educativas. Tem o campeonato, tem a disputa, mas também tem valores que são inegociáveis, como respeito, companheirismo e a busca constante do crescimento pessoal e formação de um cidadão do mundo. Antes de um atleta, antes de qualquer coisa, vem o ser humano capaz de, através do seu amor e dedicação ao esporte, cruzar fronteiras e promover a paz entre os povos", afirmou o educador.

José Carlos comenta que a primeira dificuldade enfrentada pelos alunos foi a do idioma, mas afirma que os atletas rapidamente buscaram formas de aprender outra língua e se comunicar com os nativos do país. O Coordenador complementa, dizendo que as viagens ressaltam a importância de aprender e respeitar culturas diferentes.

"Na ida da nossa delegação para a África, atravessamos o estreito de Gibraltar e chegamos até o Marrocos, aonde atletas e familiares tem a oportunidade de vivenciar uma cultura muito diferente da nossa", disse.

As viagens são possíveis graças ao apoio dos pais dos atletas e aos patrocinadores da iniciativa. A organização para a disputa de torneios em 2026 já foi iniciada pela a instituição, e os interessados em fazer parte do projeto podem entrar em contato com a organização da FutProBrasil e da FutTripBrasil pelo Instagram.