Federação Internacional de Tênis nega proibição de declarações políticas de Djokovic
Tenista sérvio escreveu "Kosovo é o coração da Sérvia. Não à violência" em uma câmera de televisão após jogo em Roland Garros
A Federação Internacional de Tênis (ITF) explicou, nesta quarta-feira, 31, que as declarações políticas dos jogadores não estão proibidas. O comunicado foi feito depois da polêmica gerada pelo sérvio Novak Djokovic, em Roland Garros. O tenista escreveu a mensagem "Kosovo é o coração da Sérvia. Não à violência", em uma câmera de televisão depois de passar da primeira rodada do torneio em Paris.
"As normas de conduta dos jogadores durante um torneio de Grand Slam estão definidas pelo regulamento dos Grand Slams, formulado pelos respectivos organizadores e reguladores. Neste regulamento não há nenhuma disposição que proíba declarações políticas", declarou a ITF à AFP.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O tenista, nascido em Belgrado, disse depois que sente "uma responsabilidade adicional de tentar expressar meu apoio ao nosso povo e à Sérvia como um todo". Depois desse episódio, a ITF confirmou ter recebido uma carta da federação de tênis do Kosovo e que a enviou "às autoridades que administram os Grand Slams".
A tensão política entre Sérvia e Kosovo piorou nas últimas semanas. A comunidade sérvia boicotou as eleições municipais em quatro cidades da região onde são maioria.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente