Brasileira conquista medalha de bronze no salto em distância no Mundial de Atletismo

Em apenas sua quinta competição na carreira, a atleta de 24 anos conquistou a melhor marca de uma brasileira na história da prova no mundial

Na noite deste domingo, 24, aconteceu a final do Mundial de Atletismo do Oregon, nos Estados Unidos. Entre as provas disputadas, a brasileira Letícia Oro Melo surpreendeu na final e conquistou a medalha de bronze no salto em distância feminino.

A brasileira conquistou sua melhor marca na carreira e saltou 6,89m logo na primeira tentativa, o que lhe garantiu um lugar entre as primeiras. Completando o pódio, a alemã Malaika Mihambo ficou com o ouro ao saltar 7,12m e a nigeriana Ese Brume conquistou a prata, com 7,02m. Ambas atletas alcançaram sua melhor marca na temporada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O feito de Letícia Oro Melo foi histórico. Em apenas sua quinta competição na carreira, a atleta de 24 anos conquistou a melhor marca de uma brasileira na história da prova no mundial. Ademais, o bronze foi, também, a primeira medalha do país no salto em distância feminino em campeonatos mundiais.

“Esse é meu jeito, concentrada, não tenho medo de ninguém. Como falei ontem, estava muito focada, vim para melhorar. Dentro de mim, vim para pegar medalha. Não estava nervosa, porque ia chegar o momento e chegou. 6,89m, minha melhor marca, ainda estou processando. Mas gostaria de agradecer a todos e continuar treinando, porque quero buscar os sete metros e sei que tenho condições”, disse a brasileira em entrevista ao SporTV.

Por fim, esta foi a segunda medalha conquistada pelo Brasil na competição. Antes da saltadora em distância, Alison dos Santos, o Piu, conquistou o ouro nos 400m com barreiras, na última quarta-feira. Além disso, Letícia conquistou a 15ª medalha do país em mundiais.

Thiago Braz fica sem medalha no salto com vara

Um pouco mais tarde, no salto com vara masculino, o brasileiro Thiago Braz bateu na trave. O campeão olímpico no Rio-2016 e bronze em Tóquio-2020 saltou para 5,87m e ficou na quarta colocação da prova.

Como não conseguiu ultrapassar a marca de 5,94m - saltada pelo sueco Armand Duplantis, pelo americano Christopher Nilsen e pelo filipino Ernest John Obiena -, o brasileiro ficou sem chances de medalha.

"Com certeza [pensou em medalha após saltar a marca de 5,87m]. Dentro da prova já estava esperançoso. Falei: 'a medalha está ali, só preciso acertar de primeira o 5,94m'. Mas acabei não conseguindo. Depois, tentei elevar a barra para seis metros, estratégia, mas acabou não dando certo", lamentou Thiago Braz também ao SporTV.

Por fim, "Mondo" Duplantis confirmou o favoritismo e ficou com o ouro. O atleta sueco havia conquistado o título já ao saltar 6,06m - marca não atingida pelos adversários. Entretanto, deicidiu aumentar o sarrafo e saltou para 6,21m, estabelecendo também o novo recorde mundial. Com a marca de 5,94m, Christopher Nilsen ficou com a prata e Ernest John Obiena, que precisou de um salto a mais para bater o número, completou o pódio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

mundial de atletismo mundial de atletismo oregon salto em distância oro melo bronze

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar