Participamos do

Cuca e Felipão fazem duelo à parte após resgatarem Santos e Palmeiras

O confronto deste sábado entre Palmeiras e Santos, às 19 horas (de Brasília), no Alllianz Parque, marca o embate entre duas equipes em ótima fase no Campeonato Brasileiro. Esse bom momento dos times tem o dedo de dois treinadores consagrados no futebol nacional, o palmeirense Felipão e o santista Cuca. Os treinadores assumiram o comando [?]
21:15 | Nov. 02, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O confronto deste sábado entre Palmeiras e Santos, às 19 horas (de Brasília), no Alllianz Parque, marca o embate entre duas equipes em ótima fase no Campeonato Brasileiro. Esse bom momento dos times tem o dedo de dois treinadores consagrados no futebol nacional, o palmeirense Felipão e o santista Cuca.

Os treinadores assumiram o comando técnico de suas atuais equipes, no final de julho, em situações parecidas. Com um elenco caro e a incômoda sexta colocação no Brasileirão após perder a final do Paulista para o rival Corinthians, o Palmeiras recorreu a experiência de Felipão para a vaga de Roger Machado. O treinador gaúcho teria como missão reerguer a equipe na Série A e dar continuidade à trajetória na Copa do Brasil e na Libertadores.

Enquanto isso na Vila Belmiro, Cuca substituía o jovem Jair Ventura, que deixou o clube em situação complicada no Brasileiro, onde ocupava apenas o 16º lugar, mas vivo na Copa do Brasil e na Libertadores. Assim, o técnico de 55 anos tinha como objetivo tirar o Peixe das proximidades da zona de rebaixamento e manter a equipe com chances nas competições de mata-mata em meio ao caos político.

Nos pontos corridos, os treinadores tiveram êxito na tarefa de melhorar a campanha das equipes, mesmo que por caminhos diferentes. Adepto de um futebol mais ?seguro?, Felipão buscou fazer o Verdão crescer de rendimento a partir da defesa, e conseguiu sucesso no objetivo.

Com apenas quatro gols sofridos nos 14 jogos em que Felipão dirigiu a equipe no Brasileiro, o time palestrino foi pouco a pouco ganhando posições na tabela de classificação até assumir a ponta na 27ª rodada. Ao todo, o Palmeiras soma 16 partidas consecutivas sem derrota na elite nacional, números que resultaram na manutenção da liderança e na construção de uma vantagem de quatro pontos para o vice-líder Flamengo.

Cuca, por sua vez, alavancou o Santos na Série A ao melhorar o desempenho ofensivo do time, em especial de um jogador: Gabriel Barbosa. Desde a chegada do novo comandante, o atacante deslanchou em balançar as redes, marcando 11 gols em 15 partidas e assumindo a artilharia da competição.

Em meio ao ótimo momento da referência santista, o Peixe foi conseguindo bons resultados, deixou de correr riscos de descenso e começou a flertar com uma vaga para a Libertadores do próximo ano. Atualmente, o time é o sétimo colocado, com 46 pontos, mesma pontuação do Atlético-MG, o sexto e primeiro time na zona de classificação para o torneio continental.

Diante desse cenário, o confronto deste sábado coloca frente a frente o líder do returno, Palmeiras, contra o vice-líder, Santos, e, mais do que isso, marca o embate de dois velhos conhecidos do futebol nacional, responsáveis colocar suas respectivas equipes em franca ascensão dentro do Campeonato Brasileiro de 2018, ainda que através de estratégias opostas.

Gazeta Esportiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente